Dicas de "comer bem"

Comer bem é comer certo 

Freqüentemente nos deparamos com situações onde a etiqueta exige um pouco mais de nosso comportamento. Confira algumas dicas para não fazer feio num jantar para o qual você foi convidado.

 É falta de educação repetir um prato durante um jantar?
Depende muito da ocasião. Em jantares formais ou ainda com serviço à francesa não se deve repetir o prato. Em jantares informais, na casa de amigos, não há problema algum em repetir, aliás, é até um elogio a quem o preparou, prova de que a refeição está saborosa.

 Que tipo de alimentos se come com as mãos?
Pão, azeitona, bem como outros aperitivos. Para comer lagosta, quando inteira, ou ainda frutas como uva, banana, morango e jabuticaba.

 Com que antecedência se convida para uma festa ou jantar?
Para reuniões informais, três dias são suficientes; para jantares mais íntimos, uma semana, e para recepções maiores, de quinze dias a três semanas. Não sinta-se obrigado a comparecer a um evento ao qual você foi convidado em cima da hora.

 Pode-se comer a cereja ou a azeitona que enfeitam os drinques?
Sim. Procure comê-los logo, pois assim a borda de seu copo ficará livre para que você possa beber seu drinque sossegado, sem a fruta ou a azeitona incomodando.

 Ao servir bebidas, é necessário colocá-las em alguma garrafa especial, como de cristal?
Não. As bebidas como whisky, vodka e vinho devem ser servidas nas suas próprias embalagens. As garrafas de cristal são pouco práticas, muito pesadas e atualmente são mais utilizadas como objetos decorativos.

 Quando a pessoa deve se servir?
Ao sentar-se à mesa no lugar que lhe foi indicado, você pode logo tirar o guardanapo do prato e colocá-lo em posição, mas não pode começar a se servir antes do anfitrião ou da anfitriã, e antes que os convidados já estejam em boa parte servidos.

 Como sentar à mesa?
As cadeiras à mesa do jantar já facilitam a postura certa para a pessoa sentar-se: elas têm encosto reto, e assento curto. O convidado deve sentar com o tronco na vertical, descansar os pés sobre o piso sem apoiá-los nas travas frontal ou laterais da cadeira, por uma perna sobre a outra, e jamais afastar a cadeira para cruzar as pernas colocando o tornozelo de uma sobre o joelho da outra, ou balançar a cadeira inclinando-a para trás.

 O que fazer com tantos talheres?
Ao ver o grande número de talheres colocados na mesa junto ao prato, a pessoa pode recear se confundir. Mas há uma regra geral bem simples. O talher a ser usado é o que está mais afastado do prato. Alguns talheres poderão ser retirados pelo garçom ou substituídos por outro de modelo diferente, e isto dependerá do prato escolhido para a refeição. Porém ele os colocará na mesma ordem. Apesar dessa regra simples, é conveniente a pessoa procurar conhecer os vários tipos de talheres e a quais pratos seu uso se relaciona, a fim de poder proceder com mais desembaraço.

 Onde apoiar os cotovelos?
Não colocar os cotovelos sobre a mesa é um preceito bastante conhecido. Cotovelos sobre a mesa enquanto mastiga, principalmente com o garfo e a faca nas mãos, compõem uma péssima postura à mesa. Apenas as mãos e os punhos podem apoiar-se sobre a mesa enquanto a pessoa come. Ao utilizar a faca e o garfo para cortar, mantenha os cotovelos próximo do corpo, para evitar tocar o vizinho de mesa. Após os discursos e brindes, se houver, ou se não, a partir da sobremesa, durante o cafezinho e os licores, é tolerável uma postura menos formal e a atitude pode ser um pouco mais à vontade.

 Os aperitivos vão para a mesa?
O copo de coquetel, drinques ou aperitivos não são levados para a mesa de refeição. Igualmente não se solicita bebida destilada (como whisky, conhaque), nem bebidas alcoólicas doces (como licor, vinho do porto) como acompanhamento dos pratos principais. O acompanhamento principal em um jantar formal é o vinho. Deve-se beber apenas o que é oferecido como acompanhamento a cada estágio da refeição, no momento oportuno.

 O que fazer se cair comida do prato?
A pessoa que deixa cair um pouco de comida do seu prato sobre o forro da mesa, deve recolher a porção caída com o mais apropriado de seus talheres e colocá-la na margem do prato em que come.

 O que fazer com o celular?
Telefones celulares devem ser desligados e religados somente após a pessoa deixar a mesa. Se precisar mesmo manter seu aparelho ligado, a pessoa deve, de preferência, deixá-lo na bolsa ou sobre algum ponto suficientemente próximo da mesa para que escute a chamada, e pedir desculpas e levantar-se quando precisar atendê-lo.

 (Referências: Rubem Queiroz Cobra e Gianine Luiza de Souza)

 
 
 
 

Rua Pinheiro Machado, 1762
Caxias do Sul - RS
95020-171

Rua Atílio Andreazza, 3525
Caxias do Sul - RS
95052-070
Fone / Fax: (54) 3028-3555

Rua Salgado Filho, 2084,
Bairro São Leopoldo
95098-420.

X-NEO Sites Inteligentes