Sim, há uma relação direta entre esporte e felicidade. E isso foi ratificado por milhares de atletas de todo o Brasil. Pesquisa realizada pela Ticket Sports e Netshoes, divulgada em novembro de 2023, ouviu mais de 9 mil pessoas e mapeou a relação sentimental com a prática esportiva, que vai muito além da ciência por trás da sensação de bem-estar causada pela endorfina, após a prática de exercícios.
Entre os esportes mais praticados apontados pela pesquisa, destaque para as corridas médias, de 7K a 15K; corridas curtas, de 3K a 6K; e a meia maratona, de 21K. Há também interesse por esportes que envolvem o ciclismo, como o MTB e o triathlon.
Quando perguntados se acreditam que o esporte tem um papel importante para a própria felicidade, 97,2% dos entrevistados foram enfáticos ao responder que sim. E isso pode estar diretamente relacionado ao senso de propósito na vida, inerente ao ser humano, e associado à prática regular de atividade física. Quanto mais forte o senso de propósito na vida, mais ativas as pessoas são, e quanto mais ativas elas são, mais propósito têm.
E sobre a contribuição do esporte para a própria felicidade, 69% dos atletas que responderam à pesquisa indicaram que ele contribui muito. Esse dado é revelador sobre como a prática de exercícios físicos funciona para a prevenção de doenças mentais e para o combate à ansiedade e à depressão, por exemplo. Os principais motivos que fazem com que o esporte traga felicidade para a vida das pessoas, apontados pelos entrevistados, foram a promoção da saúde física e bem-estar – para 68,8% dos atletas – e a promoção da saúde mental e a melhora da autoestima – para 64%.
Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que pessoas moderadamente ativas têm menos probabilidade de serem afetadas por transtornos mentais. Pessoas sedentárias costumam ter problemas com a autoestima e a autoimagem, além de depressão, ansiedade, aumento de estresse e maior risco de desenvolver Alzheimer e Parkinson.
A pesquisa também avaliou a percepção dos atletas sobre os eventos esportivos. 91,2% dos entrevistados afirmaram que eventos esportivos trazem felicidade. Para 79,1%, os eventos esportivos são os momentos mais felizes da rotina e são encarados como grandes festas e momentos de realização, união e celebração. Para 71,8%, a superação pessoal, e para 38,2%, a emoção da largada/chegada, são os elementos que as deixam mais felizes em um evento esportivo.
E para 91,1% dos entrevistados, as pessoas que praticam esporte são, sim, mais felizes. E para 83%, o dia em que elas praticam esporte é, sim, um dia mais feliz.
Clique aqui e acesse a pesquisa completa.