Ser ou não ser fisicamente ativo na adolescência irá afetar o estado de espírito ao longo da vida. É o que afirma a segunda edição do State of Mind, estudo realizado pela ASICS – marca de produtos esportivos – divulgada no início de abril. A pesquisa reforça a ligação positiva entre atividade física e bem-estar mental.
Os resultados são baseados nas respostas de mais de 26 mil pessoas, de 22 países – no Brasil, foram 1000 participantes – entrevistadas no fim de 2023. O estudo indicou que quanto mais ativas as pessoas estiverem, maiores são suas pontuações em bem-estar mental. O score é baseado em 10 traços cognitivos e emocionais: positivo, confiante, composto, resiliente, relaxado, concentrado, calmo, alerta e energizado.
Os hábitos adquiridos entre os 15 e os 17 anos são fundamentais para estabelecer uma rotina de exercícios para toda a vida, com impacto positivo na saúde mental. Os dados do Brasil indicam que, aqueles que praticaram exercícios físicos regularmente nessa idade, apresentaram pontuações mais altas de estado mental quando adultos, de 65/100, contra 55/100 daqueles que não praticaram.
Quem abandonou a atividade física antes dos 15 anos, se mostrou 13% menos sereno, 9% menos contente e 7% menos resiliente quando adultos, se comparados com aqueles que mantiveram uma rotina de exercícios entre os 15 e os 17 anos.
O estudo apontou que, para cada ano adicional que os adolescentes permaneceram engajados em exercícios, havia uma melhora no estado de espírito na idade adulta. A pontuação do estado mental passou de 56/100, nos 15 anos, para 61/100 entre os 20 e 22 anos.
O estudo considerou como regularmente ativos quem pratica 150 minutos ou mais de atividade física por semana, bastante ativos quem faz de 30 a 149 minutos de exercícios por semana e inativo aqueles que fazem menos de 30 minutos por semana. De forma global, a pesquisa descobriu que as pessoas ativas se sentem 30% mais energizadas, 21% mais confiantes, 19% mais concentradas e 23% mais relaxadas.
Por fim, a pesquisa mostrou que leva apenas 15 minutos e nove segundos para que a pessoa comece a alcançar uma mudança mental positiva com o exercício. Certamente, é um tempo bem curto para o tanto de benefícios que as atividades irão proporcionar.
Clique aqui e acesse o estudo completo
Excelente artigo! A prática regular de exercícios durante a adolescência não só promove a saúde física, mas também desempenha um papel crucial no bem-estar mental dos jovens. É ótimo ver informações e orientações sobre como os exercícios podem beneficiar a saúde mental dos adolescentes. Parabéns por fornecer conteúdo tão relevante e útil! 👏🏃♂️
Oi Peterson, tudo bem? Obrigado pelo seu retorno. Continue acompanhando os nossos conteúdos.