Imagine uma sala de aula cheia de crianças sentadas em suas classes, ouvindo uma explicação do professor por quatro horas. Se você ficou entediado só de pensar, tem uma ideia de como é a rotina dos alunos que passam por isso todos os dias. Mas, felizmente, há sinais de mudança e evolução no processo de ensino, de forma a deixar tudo mais atrativo e divertido. É a aprendizagem ativa, um novo caminho para as escolas.
O conceito de aprendizagem ativa enfatiza o envolvimento direto dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo uma participação mais dinâmica e colaborativa. É o oposto do modelo tradicional de ensino, em que os alunos apenas ouvem, ouvem e ouvem conteúdos transmitidos pelos professores. Na aprendizagem ativa, eles recebem todo o incentivo para explorar, questionar, discutir e aplicar conceitos. E são convidados a testar na prática, ou colocar em prática, o que estão aprendendo. O tempo todo.
Imagine a mesma turma de alunos quando, em vez de só ouvirem o professor falar sobre energia eólica, puderem elaborar e colocar em funcionamento um projeto, aplicando conceitos de matemática, física e biologia? Ou em vez de só ouvirem o professor falar sobre a coagulação do sangue ou de que forma o metal oxida, puderem observar esses processos em um laboratório de biologia e de química? Certamente, o dia a dia na escola ficará bem mais desafiador, estimulante e atrativo, e eles serão alunos mais ativos e engajados com a própria aprendizagem.
A necessidade e importância de buscar novas metodologias de ensino e sistemas escolares foi uma das conclusões de uma pesquisa realizada no Reino Unido. O estudo ouviu 640 crianças e jovens e apontou que 52% deles consideram que a escola tem um impacto negativo na sua saúde mental. Entre os fatores considerados como os responsáveis por isso estão o estresse, a preocupação e o medo que vivenciam, a carga horária, as regras e os relacionamentos. [1]
As autoras do estudo sugerem que é hora de criar um sistema escolar que coloque as necessidades psicológicas dos alunos em primeiro lugar. Elas propõem que o foco de escolas, educadores, pais e responsáveis, deve ser em como as crianças e jovens são engajados e motivados a usufruírem da educação e terem amor pela aprendizagem.
“É hora de criar um sistema educacional que se adapte aos alunos do século 21, em vez de tentar fazer com que os alunos do século 21 se encaixem no sistema atual. É hora de ser inovador”, afirmou Sarah Sivers, uma das autoras do estudo.
A aprendizagem ativa vai de encontro a tudo isso. Ela faz muito pelos alunos: melhora a retenção das informações e do conhecimento; desenvolve competências como comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico; os prepara efetivamente para o mundo real e para os desafios reais no ambiente profissional, por exemplo. Além disso, gera maior motivação e interesse nas crianças e jovens. As atividades interativas realizadas, geralmente em pequenos grupos, tornam o aprendizado mais interessante e motivador.
Certamente, a adoção dela ainda é um desafio, que exige um planejamento minucioso e formação de professores. Os ambientes escolares também precisarão ser aptos a promover a colaboração e engajamento a uma nova abordagem pedagógica e deverão passar por uma reestruturação física. Mas tudo isso é um esforço que vale a pena. A aprendizagem ativa está se consolidando como a alternativa mais assertiva para uma nova educação.
Com ela a escola deixará de ser uma obrigação e um momento estressante para as crianças e jovens e passará a ser o que realmente deve ser: um espaço de formação, desenvolvimento e, principalmente, experiências e vivências.
[1] Report: Young peoples’ views on mental health: school is too much pressure (Pappola, Sivers, Hooper & Ahad, 2024)