Dar uma pausa em tudo o que fazemos para um momento de repouso, descanso, ou simplesmente o dolce far niente nos permite escapar da rotina maçante e do excesso de atividades e de informações de cada dia. O lazer é uma válvula de escape muito poderosa para garantir uma vida mais plena e tranquila. Ele está intimamente ligado ao conceito de encantamento e os dois juntos, lazer e encantamento, atuam diretamente para a preservação da saúde mental.
De acordo com os cientistas, o encantamento é a sensação de arrebatamento que sentimos quando nos deparamos com algo tão poderoso que é difícil de explicar. É um estado de atenção plena e apreciação pelas pequenas maravilhas da vida que, geralmente, passam despercebidas. Na saúde mental, o conceito de encantamento se refere à capacidade de encontrar beleza, maravilha e admiração no cotidiano, influenciando positivamente o bem-estar psicológico e emocional. Essa aptidão ajuda a combater a apatia e a indiferença, frequentemente associadas à depressão e à ansiedade.
Os momentos de lazer são as oportunidades ideais para experimentar o encantamento que, por sua vez, enriquecem e intensificam as experiências desses instantes de folga, repouso e distração. As práticas para cultivar o encantamento são simples e, basicamente, requerem apenas uns instantes de dedicação.
Passar um tempo em meio à natureza e observar suas maravilhas pode ser uma fonte poderosa de encantamento, que promove uma sensação de paz e admiração. Vale uma caminhada pelas áreas verdes do clube, colocar o pé na grama, respirar o ar puro com cheiro de verde e de terra, passear por um jardim e observar o leve bater de asas das borboletas ou se concentrar no canto dos pássaros.
O encantamento também está ligado às práticas artísticas. Pintura, desenho, canto ou tocar um instrumento musical podem ajudar a expressar e cultivar sentimentos de encantamento e admiração, além de inspirar e maravilhar. A prática dessas atividades também é capaz de promover um importante e significativo sentimento de satisfação e realização pelas obras executadas. A relação encantamento e arte inclui ainda visitas a museus e exposições, para descobrir um novo viés da história ou admirar o novo jeito de ver o mundo de um jovem artista.
Pesquisas científicas já comprovaram que o encantamento reduz a ansiedade, o estresse e a depressão. Variar as experiências de encantamento é ainda mais benéfico. Elas são bem pessoais e podem ser um dos métodos mais rápidos e poderosos de crescimento e mudança pessoal. As experiências de encantamento desaceleram a percepção do tempo das pessoas. Isso faz com que elas foquem nos momentos presentes, o que torna tudo ainda mais rico.
Cultivar a relação entre momentos de lazer e encantamento leva as pessoas a uma vida mais plena, equilibrada e repleta de momentos significativos. O encantamento é uma ferramenta valiosa na promoção da saúde mental, oferecendo uma abordagem rica e significativa para a vida cotidiana. Adotar o encantamento é, portanto, não apenas uma forma de viver mais plenamente, mas também um caminho para uma saúde mental mais equilibrada e positiva.