Ao aprender uma língua adicional na primeira infância, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas essenciais. Estudos têm mostrado que a exposição a diferentes sistemas linguísticos fortalece o pensamento crítico, a resolução de problemas e a flexibilidade mental.[1] As crianças bilíngues demonstram maior capacidade de concentração, memória e pensamento criativo, características que as beneficiarão ao longo de sua jornada acadêmica e profissional.
Além dos benefícios cognitivos, a segunda língua também desempenha um papel fundamental na construção de sociedades inclusivas e na promoção da diversidade. Ao aprender uma língua adicional, as crianças têm a oportunidade de se familiarizar com outras culturas, valores e tradições, desenvolvendo uma visão mais aberta e empática do mundo. Isso contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de respeitar e valorizar a diversidade cultural.[2]
A língua adicional na primeira infância também promove o desenvolvimento social e emocional das crianças. Ao se comunicarem em uma nova língua, elas adquirem habilidades de comunicação efetiva, aumentando sua confiança e autoestima. Igualmente, o contato com diferentes línguas e culturas estimula a curiosidade, o interesse pelo aprendizado e a capacidade de se adaptar a novos ambientes e situações.
Para garantir que a língua adicional seja efetivamente adquirida na primeira infância, é importante que as escolas e os pais criem um ambiente propício para a aprendizagem. Programas educacionais que ofereçam aulas interativas, materiais didáticos adequados e oportunidades de imersão linguística são fundamentais. Do mesmo modo, é essencial que os pais incentivem e apoiem o aprendizado da língua adicional em casa, por meio de práticas cotidianas e momentos de interação com a criança.[3]
Em síntese, a língua adicional pode desempenhar um papel fundamental na primeira infância. Ao desenvolverem habilidades cognitivas avançadas, se tornam cidadãos globais conscientes e abertos à diversidade e com isso, fortalecem sua comunicação e confiança. Logo, investir na aprendizagem da língua adicional desde cedo é proporcionar às crianças ferramentas valiosas para o seu desenvolvimento integral e prepará-las para um futuro globalizado e multicultural.
[1] RAMÍREZ, N. F., Ph.D., KUHL, Patrícia K., Ph.D. Bilingual Language Learning in Children – University of Washington, 2016.
[2] BAKER, C. & WRIGHT, W. E. Foundations of Bilingual Education and Bilingualism (6th ed). Bristol, UK: Multilingual Matters, 2017.
HAMAYAN, E., GENESEE, F., CLOUD, N. Dual Language Instruction from A to Z. Portsmouth, NH: Heinemann, 2013.
[3] BEEMAN, K. and UROW, C. Teaching for Biliteracy: Strengthening Bridges Between Languages. Philadelphia, PA: Caslon Publishing, 2013.