Você fez a matrícula na academia, comprou um tênis e uma roupa top e está com a maior disposição para começar os treinamentos. Mas já parou para pensar se a atividade que escolheu é a ideal para você e se vai trazer os resultados que você busca? E principalmente, se a sua saúde está em dia e se não tem problemas que possam comprometer a execução? Para deixar claro todos esses pontos o recomendado é que antes de começar o treino você faça uma avaliação física.
A avaliação deve ser sempre conduzida por profissionais de educação física. Por meio de testes, a avaliação física irá analisar o histórico e o condicionamento físico da pessoa. O profissional poderá compreender melhor a situação do seu aluno ou futuro aluno e, assim, introduzir o tipo de treino mais adequado.
Além da altura e do peso, a avaliação consegue mensurar outros aspectos, como a flexibilidade e a resistência, fatores que são decisivos para a obtenção dos resultados.
“É um procedimento fundamental para quem inicia ou está em processo de treinamento físico na academia. É um GPS para o treinamento. A avaliação física reúne elementos que vão nos ajudar na metodologia e prescrição de exercícios”, explica a educadora física, Larissa Bitencourt.
A avaliação física também pode trazer impactos para os aspectos psicológicos dos alunos, interferindo na autoestima. A educadora física Keurin Provin explica que é comum os alunos monitorarem os resultados somente pela balança e ficarem desmotivados quando o peso se mantém, mesmo após dias de dedicação aos treinos.
“Temos que olhar as medidas. Conforme fazemos as avaliações, conseguimos perceber que a pessoa está perdendo peso porque está perdendo medidas, e que perdeu percentual de gordura mas aumentou a massa muscular”, explica Keurin.
Keurin ensina que os próprios alunos podem observar no dia a dia a redução das medidas corporais. “É na roupa que subiu um pouco mais, na que conseguiu fechar um botão. Conseguimos ter esse parâmetro para mostrar ao aluno que o treinamento está direcionado da forma correta e está dando certo”.
Ela ressalta que os resultados dependem ainda da alimentação, da mudança de hábitos, da dedicação e da disciplina do aluno no momento das refeições.
O recomendado é que a avaliação física seja feita antes de começar os treinos e repetida a cada 90 dias. Esse intervalo é considerado ideal para garantir a eficácia do treino e irá permitir a comparação do desenvolvimento do aluno e a avaliação dos resultados obtidos com a prática regular da atividade física.
Os testes feitos na avaliação física
Anamnese
A anamnese é a primeira etapa da avaliação física. Nela, o profissional reunir o máximo de informações possíveis sobre o avaliado, como:
- Histórico dos familiares
- Costumes e hábitos do paciente
- Histórico de atividades físicas
- Cirurgias feitas
- Histórico de lesões e problemas
- Questões emocionais
Antropometria
A antropometria é a parte da avaliação física que vai medir o corpo do avaliado e coletar dados sobre a sua composição corporal. Ela envolve a coleta de informações sobre:
- Peso
- Altura, por meio do estadiômetro
- Cálculo do IMC
- Circunferências, por meio da trena antropométrica
Dobras Cutâneas
As dobras cutâneas são a medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea. Elas revelam a adiposidade corporal do paciente e são medidas pelo adipômetro.
- Tríceps (TR)
- Subescapular (SB)
- Axilar média (AM)
- Torácica ou peitoral (TX)
- Supra-ilíaca (SI)
- Coxa (CX)
- Abdominal
Testes Neuromusculares
Os testes neuromusculares têm como propósito analisar a força dos grupos musculares flexores e extensores. O objetivo é identificar alguma assimetria na força desses músculos.
Avaliação da Flexibilidade
A avaliação da flexibilidade identifica possíveis grupamentos musculares encurtados que podem gerar alterações posturais, de padrões de movimentos ou até mesmo dores articulares. A partir da flexibilidade é possível ter maiores amplitudes de movimento durante os exercícios físicos.
O IMC
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida universal adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para classificar padrões de saúde relacionados ao peso, abrangendo condições como desnutrição e obesidade.
IMC = Peso ÷ (Altura × Altura) |
16 a 16,9 kg/m² | Muito abaixo do peso |
17 a 18,4 kg/m² | Abaixo do peso |
18,5 a 24,9 kg/m² | Peso normal |
25 a 29,9 kg/m² | Acima do peso |
30 a 34,9 kg/m² | Obesidade grau I |
35 a 40 kg/m² | Obesidade grau II |
maior que 40 kg/m² | Obesidade grau III |
Excelente artigo! Realizar uma avaliação física antes de iniciar um treino é fundamental para garantir a segurança e a eficácia dos exercícios. Parabéns por destacar a importância desse procedimento e por fornecer informações úteis para os praticantes de atividade física. Segurança em primeiro lugar! 👏💪📝
Isso mesmo, Peterson! A avaliação física irá garantir a eficácia dos treinos e os alunos poderão acompanhar sua própria evolução. E ficar ainda mais motivados com os resultados!
Obrigado pelas informações, qual seria o medico certo para fazer a avaliação física? O cardiologista?
Oi Denis, tudo bem? Os profissionais de Educação Física são habilitados para fazer a avaliação física. Obrigado pelo seu contato.