Ao investir no esporte por meio da doação de Imposto de Renda ou ICMS, as empresas poderão promover ações com o público de forma a apresentá-la como socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada, gerando visibilidade e reconhecimento para a marca de uma forma bem positiva. Essas ações vão de encontro ao conceito de ESG, a nova tendência corporativa, adotada por empresas de todo o mundo.
ESG significa, em inglês, Ambiental, Social e Governança, ou Environmental, Social and Governance. Basicamente é um conjunto de práticas e princípios que demonstra o quanto a empresa está buscando minimizar seus impactos no meio ambiente, manter os melhores processos de administração e construir um mundo mais justo e responsável, visando à relação com as pessoas a sua volta. Ela reflete uma mudança de mentalidade, na qual o foco das corporações mudou da busca pelo lucro para a promoção do bem-estar social, para a proteção ambiental e para a transparência nos negócios.
O apoio ao esporte pode impactar diretamente nas ações de ESG das empresas. Uma empresa sustentável poderá educar o torcedor para o descarte correto do lixo e a promoção do uso de copos colecionáveis para diminuir o consumo de plástico, por exemplo. Além disso, as empresas podem direcionar seus esforços para apoiar clubes e entidades esportivas que tenham programas de preservação ambiental e de eficiência energética.
Na área social, as empresas poderão atuar com possibilidades reais de descoberta de novos talentos e na formação de cidadãos. Por meio da doação de impostos, por exemplo, poderão apoiar a inserção de crianças e jovens em programas sociais, educativos e de formação de atletas. A doação de impostos também reflete diretamente na promoção e incentivo ao esporte paralímpico e à igualdade de gênero no esporte.
Por fim, as empresas com boas práticas de gestão poderão comunicar a transparência financeira dos projetos incentivados para a comunidade e empresas patrocinadoras. E com as ações direcionadas para projetos organizados e estruturados, as empresas poderão elaborar um planejamento estratégico mais completo, organizando e executando ações de forma mais assertiva.
Doação de impostos
Todo o processo para a doação dos impostos é simples e fácil. Entenda mais:
O que é a Lei de Incentivo ao Esporte?
A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.
Quem pode doar?
Empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 2% do Imposto de Renda devido.
Pessoas físicas que fazem a declaração completa do IR podem destinar até 7% do seu imposto.
Qual o custo da doação para a empresa?
Nenhum. Não há custo financeiro para a empresa fazer a destinação do Imposto de Renda.