A prática esportiva é uma experiência bem integrada e ordenada, distinta e marcante, dotada de características variadas. [1] Em função dos objetivos propostos e dos meios disponíveis, determinam-se as condições de direcionamento, do planejamento e da aplicação das aulas e das atividades. Assim, é possivel promover muitas e diversas vivências com a prática de esportes.
Os esportes coletivos, principalmente os que exigem colaboração – como futebol, basquete e vôlei – ensinam aos alunos a trabalhar em equipe. E essa é uma característica que deve ser desenvolvida desde cedo. Muito valorizada no mercado de trabalho, é considerada importante na vida adulta.
A liderança também é uma característica trabalhada nos jogos coletivos. Na prática esportiva, os alunos aprendem a receber sugestões e a compartilhar experiências, as características de um bom líder.
As atividades esportivas ressaltam a disciplina e o comprometimento. Os alunos se sentem encorajados a participar das atividades e a treinar para desenvolver habilidades de pensar em conjunto, despertando o senso de responsabilidade do dia a dia.
As atividades físicas devem ser aplicadas e multiplicadas com o objetivo de mostrar o conceito do esporte como um fator educacional e de desenvolvimento humano, sendo um fator fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, capacitando-os a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas. Neste processo, os alunos adquirem e aprimoram habilidades esportivas, sociais, cognitivas, afetivas e comunicativas.
Há exercícios que trabalham a lateralidade, a flexibilidade, a agilidade, a coordenação, a força muscular, a resistência cardiorrespiratória, o equilíbrio e os movimentos finos.
Além disso tudo, a prática esportiva libera serotonina e dopamina, substâncias responsáveis por aumentar a sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade geral.
[1] DEWEY, John. 1974. Textos Selecionados. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril.