Os valores e princípios do esporte fazem referência à amizade, respeito, excelência, determinação, coragem, igualdade e inspiração. Esses atributos ajudam a definir e a explicar porque o esporte desempenha um papel tão importante na sociedade, não apenas em termos de saúde e bem-estar, mas em questões culturais e sociais e, mais recentemente, de negócios. Empresas de diferentes segmentos têm se dado conta de que esses valores, atrelados a uma marca, podem ser decisivos para a construção de reputação e para o impulsionamento dos negócios.
Quando falamos da construção de marcas por meio dos atributos do esporte não nos referimos à simples contratação de um garoto ou garota-propaganda para posar em um anúncio de revista com o produto na mão, a camiseta da empresa e um sorriso estampado no rosto. A questão vai muito além. Envolve a união de ideais, propósitos e formas de agir, e de se aproveitar do esporte para comunicar tudo isso.
Imagine um atleta que tem uma imagem de responsabilidade, disciplina, foco e busca de performance e resultados. E uma empresa que investe nesses valores como vitais para seus negócios. A conexão entre os dois pode ser muito eficaz para influenciar as decisões de compra e os comportamentos dos consumidores. Essa ligação tem acontecido de diferentes formas: a presença do atleta na empresa, a interação com colaboradores e clientes; e a apresentação de cases, relacionando suas conquistas, resultados e trajetórias, com os ideais do negócio.
A interação esporte e empresas/construção de marcas pode acontecer em âmbito nacional, com grandes estrelas do esporte nacional, por exemplo, ou em âmbito local, envolvendo clube e entidades esportivas, que são representativas para as comunidades nas quais estão inseridas.
As empresas podem ainda se aproveitar da capacidade do esporte de atrair e reter a atenção do público. Ao contrário de outras atrações, no esporte a tendência é que o público fique focado e atento ao que está acontecendo no jogo. Não há a dispersão característica de outras atividades, principalmente para as redes sociais. Outro fator a se considerar é o envolvimento emocional que o esporte promove; a paixão e a fidelidade das torcidas que movimenta e mantém toda uma gama de ações.
Certamente, exemplos ruins de más reputações de atletas e equipes esportivas existem. Felizmente, por outro lado, há uma profissionalização no mercado para esse trabalho de aproximação entre empresas e esporte, garantindo a segregação do que é bom e do que é ruim e os bons resultados para os dois lados.
Interessante abordagem sobre os atributos do esporte na construção de marcas! É fascinante ver como os valores e características associados ao esporte, como determinação, superação e trabalho em equipe, podem ser aproveitados para fortalecer a identidade e a imagem de uma marca. Parabéns por explorar essa conexão tão relevante entre esporte e branding! 👏🏅🏢
E não é só isso, né Peterson? Empresas que apoiam o esporte ainda colhem resultados com a formação de cidadãos e a possibilidade real de descoberta de novos talentos. Obrigado pelo seu retono.