Os bailes de carnaval em salões oferecem uma perspectiva e um charme único das festividades. São eventos que combinam a tradição do carnaval com a elegância e a exclusividade dos espaços noturnos, em festas e eventos especialmente preparados para receber os foliões.
Os bailes de carnaval em salões surgiram no Brasil a partir da década de 1840. Até a metade do século XIX, o carnaval era comemorado de uma forma, no mínimo, tosca. As pessoas saiam às ruas e sujavam umas às outras com polvilho, farinha de trigo, lama, água suja e, até mesmo, urina. Se criava um grande clima de zombaria pública. Os bailes de salão surgiram como uma alternativa para as famílias brancas, de classe média, para que evitassem sair de casa nesse período.
Hoje, os bailes de salão são mais raros e perderam espaço, principalmente, para os blocos de rua e os trios elétricos. Mas além de manterem a tradição, as edições que são realizadas se destacam por promover o encontro de grupos de amigos e famílias, que se reúnem em salões tradicionais para a noite de festa. Esses grupos se organizam com abadás ou camisetas personalizados, ou escolhem um tema para as fantasias de todos os integrantes, de forma a destacar o grupo no salão.
Nos bailes de carnaval nos salões há ainda as facilidades e confortos para a hora da folia para quem quer evitar as multidões. Os bailes estão imunes à chuva e são mais seguros que as ruas, por exemplo. Os ambientes são climatizados, oferecem sanitários e espaços de descanso e a programação da noite pode incluir opções de gastronomia e bebidas diferenciadas.
Para as crianças, há uma programação de matinés infantis, que fazem a alegria dos pequenos foliões. Os bailes infantis contam com distribuição de pipoca, algodão-doce e picolés e concurso de fantasias. Tudo para deixar marcado na memória os primeiros carnavais na infância.
Águas de Março, um marco do carnaval de Caxias do Sul
O Águas de Março, do Recreio da Juventude, é um dos mais tradicionais bailes de carnaval de salão do Rio Grande do Sul e um dos momentos mais aguardados da agenda de eventos do clube.
A edição do baile adulto deste ano será realizada no dia 9 de março; a infantil, no dia 10. O tema do baile é “Se joga”, inspirado nos luaus do Tôa Tôa, o famoso bar de Porto Seguro, na Bahia, e referência no carnaval baiano. Os ingressos, exclusivos para associados do Recreio da Juventude, começaram a ser comercializados nesta segunda, 5 de fevereiro.
Historicamente, os carnavais movimentaram de forma efusiva os clubes de Caxias do Sul. E no Recreio da Juventude não foi diferente. Os primeiros bailes do RJ foram realizados no Cine Theatro Apollo. Na época, era necessário “subir” o assoalho para tirar o desnível característico de um cinema e deixá-lo plano para um baile de carnaval.
Com o passar dos anos, os bailes do clube passaram a ser realizados nas sedes próprias. Com o incêndio da Sede Social, em 1984, o carnaval não pôde ser realizado na data. Então optou-se por fazê-lo mais tarde, no mês de março. Mesmo com a oposição da Igreja, o baile aconteceu. Batizado de Águas de Março tornou-se um sucesso e um marco do carnaval da cidade.
Em 2015 e 2016, foi realizado um carnaval interclubes, envolvendo o Recreio da Juventude, o Cruzeiro e o Juvenil, em um grande resgate dos bailes de carnaval antigos. Um dos destaques dos bailes dos clubes era a participação da corte, com a presença do Rei Momo e Rainha.