A rotina agitada do dia a dia faz com que as pessoas adotem um estilo de vida pouco ativo e pobre em atividades físicas. As consequências deste sedentarismo são sentidas na saúde física e mental e se manifesta em forma de dores, lesões e estresse. Mas há um jeito simples e fácil de incluir uma rotina de exercícios físicos no dia a dia: praticar ginástica laboral.
A ginástica laboral basicamente é uma série de exercícios simples e rápidos que podem ser realizados em qualquer lugar, num escritório ou fábrica, por exemplo. No geral, os exercícios incluem alongamentos, fortalecimento e relaxamento. Atividades aeróbicas leves também podem ser executadas.
De acordo com a educadora física, Sandra Albuquerque, a ginástica laboral traz benefícios para as empresas e para os funcionários. Para as organizações, há redução do número de acidentes de trabalho e os custos com assistência médica. Como a prática de exercícios libera hormônios do bem-estar, a prática da ginástica laboral também tem impactos nas relações interpessoais entre os colaboradores, aumentando a produtividade e reduzindo atrasos e faltas.
Para a saúde dos colaboradores, os benefícios são diretos e imediatos.
“Com apenas 15 minutos por semana de exercícios já observamos a correção da postura, a redução do nível de estresse, a diminuição de lesões e dores, a melhora da força, coordenação, agilidade, resistência, mobilidade e postura, entre outros”, explica Sandra.
A promoção da integração entre os colaboradores também é apontada como um dos principais pontos impactados pela realização de ginástica laboral. Como as atividades geralmente acontecem em grupos, transformam-se em momentos de descontração e relaxamento e são o diferencial da rotina de trabalho.
Mas para que a ginástica laboral apresente bons e efetivos resultados é importante manter a regularidade dos exercícios. Ela precisa ser incorporada à rotina de trabalho de forma consistente. E pode fazer parte de um programa macro e de um compromisso maior das empresas com o bem-estar e a saúde da equipe de colaboradores.