Além da altura e do peso, a avaliação consegue mensurar outros aspectos, como a flexibilidade e a resistência, fatores que são decisivos para a obtenção dos resultados. Mesmo os alunos que já seguem uma rotina de treinos, podem realizar a avaliação e, a partir dela, fazer as adaptações necessárias ao treinamento.
A avaliação deve ser realizada a cada 90 dias, pelo menos. Esse intervalo é importante para garantir a eficácia do treino, comparar o desenvolvimento do aluno durante esse período e avaliar os resultados obtidos com a prática regular da atividade física.
Testes realizados na avaliação física
Anamnese
A anamnese é a primeira etapa da avaliação física. Nela, o profissional reunir o máximo de informações possíveis sobre o avaliado.
Antropometria
É a parte da avaliação física que vai medir o corpo do avaliado e coletar dados sobre a sua composição corporal.
Dobras Cutâneas
As dobras cutâneas são a medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea. Elas revelam a adiposidade corporal do paciente e são medidas pelo adipômetro.
Testes Neuromotores
Os testes neuromotores têm como propósito analisar a flexibilidade, a flexão de braços e o abdômen. O objetivo é identificar alguma assimetria na força desses músculos.
Avaliação da Flexibilidade
A avaliação da flexibilidade identifica possíveis grupamentos musculares encurtados que podem gerar alterações posturais, de padrões de movimentos ou até mesmo dores articulares. A partir da flexibilidade é possível ter maiores amplitudes de movimento durante os exercícios físicos.