União e sabedoria
O Conselho Deliberativo, nos moldes do que existe até hoje na esfera organizacional do clube, teve sua ideia inicial concebida em janeiro de 1950, quando foi proposta aos associados a criação de uma comissão formada por 10 membros para acompanhar a construção da nova sede social, localizada na Rua Pinheiro Machado, no Centro de Caxias. Devido ao grande porte da obra, a diretoria acreditou ser necessário que tal conselho, que trabalharia de forma adjunta à direção, mas com independência para cumprir as obrigações do projeto, levasse a titulação de Conselho Fiscal, o qual passou a ser eleito em 1952.
Na reforma estatutária de 1965, realizada em junho, o Recreio da Juventude teve a iniciativa de criar o Conselho Deliberativo, que também passaria a integrar a estrutura diretiva da instituição, deixando o Conselho Fiscal com as demandas financeiras.
Este é mais um argumento que demonstra a preocupação com o desempenho do clube, o qual sempre norteou seus dirigentes.
O Conselho Deliberativo é o apoio fiel e sempre presente para a gestão do clube. Ele representa a união e o consenso de ideias em prol do bem comum, visando sempre o êxito pleno de todas as ações desenvolvidas pelo Recreio da Juventude. Dede Jorge e Themis Sehbe, entre 1965 e 1967, o clube tem contato com a sabedoria e o equilíbrio das decisões dos que presidiram o Conselho Deliberativo.