O dia 25 de julho de 2011 entrou para a história do Recreio da Juventude, quando, após uma assembleia geral de associados do Guarany, foi aprovada por maioria de votos a incorporação pelo clube esmeraldino. Era a primeira vez que um clube social incorporava um coirmão, servindo de benchmarking para outros em todo o país. 

 

Com R$ 10 milhões de investimento, incluindo a reforma da piscina, que passava a ser certificada pela Federação Internacional de Natação (FINA), mais a obra de revitalização da sede, o Recreio da Juventude inovava novamente. As mudanças na área foram encaminhadas com o objetivo de torná-lo mais agradável, com um criterioso processo de revitalização paisagística.  

 

O projeto possibilitou ao Recreio da Juventude, entre outras, ampliar a sua atuação em novas regiões de Caxias do Sul, ofertando uma estrutura renovada.  

 

Em janeiro de 2017, a Sede Guarany foi reaberta com duas piscinas cobertas e três externas, todas aquecidas, além de dois campos de futebol sete, duas quadras de tênis, duas poliesportivas e parque infantil.