A prática competitiva da ginástica artística para crianças exige uma abordagem equilibrada que promova o desenvolvimento de habilidades técnicas, disciplina e autoestima. No Recreio da Juventude, nesse ambiente competitivo, as jovens atletas não só aprendem movimentos e técnicas complexas, mas também desenvolvem características importantes como resiliência, foco e espírito esportivo. O RJ tem uma participação ativa e destacada em competições regionais, estaduais e nacionais da modalidade.
As competições de ginástica artística são organizadas em níveis de habilidade e faixas etárias, o que ajuda as ginastas a competirem de forma segura e justa, enfrentando desafios adequados ao seu estágio de desenvolvimento.
Para as jovens que entram no universo competitivo da ginástica artística, o treinamento é mais intenso, com sessões focadas na execução precisa e no refinamento técnico dos movimentos. Isso exige um compromisso com a rotina de treinos e com a superação de metas, promovendo o senso de responsabilidade e resiliência. O ambiente competitivo também estimula o autocontrole, pois os jovens atletas aprendem a lidar com a pressão e a ansiedade das competições.
O Recreio da Juventude disponibiliza uma estrutura de ponta, equiparada aos principais centros do país, para a formação e o treinamento das ginastas. O ginásio para a prática da modalidade no clube está localizado no último andar do Ginásio de Esportes da Sede Juventude. O espaço foi montado com equipamentos Spieth, marca pioneira em termos de segurança e fornecedora das competições internacionais promovidas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).
Os aparelhos foram adquiridos por meio do projeto Formando a Juventude Olímpica, Convênio nº 36, Edital de chamamento interno nº 05/2016, do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).