Uma história de superação, tradição e união familiar aconteceu no Campeonato Brasileiro de Basquete Master, realizado em Caxias do Sul, onde três integrantes de uma mesma família estão competindo pela primeira vez juntos no torneio. Fernando Augusto Lipp, Natasha Morsch Lipp e Rafael Morsch Lipp, pai e filhos, estão representando o Rio Grande do Sul na maior competição de basquete Master do país.
Esta edição do campeonato tem um significado especial para a família Lipp. Pela primeira vez, Fernando, Natasha e Rafael estão competindo juntos, unindo as gerações em uma disputa esportiva que vai muito além do jogo em si. O Clube Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, tem um valor simbólico imenso para essa família. Foi lá que Fernando, o patriarca, iniciou sua trajetória no basquete, e foi nesse ambiente que seus filhos cresceram, praticando o esporte e construindo suas próprias histórias.
Fernando, 75 anos, chegou a Caxias do Sul e encontrou no Recreio da Juventude um lugar para continuar praticando esporte, algo que sempre foi parte de sua vida. “Quando vim morar em Caxias, tive o privilégio de conhecer o Recreio da Juventude, onde sou sócio até hoje. O clube foi meu ponto de encontro com o basquete, e também entrei para a natação, pois fui nadador em outro momento da minha vida. Sempre fui apaixonado pelo esporte, e aqui encontrei uma segunda casa”, conta Fernando, que se orgulha de poder competir ao lado de seus filhos na categoria 75+ do Campeonato Brasileiro Master.
“Hoje, poder jogar junto com meu pai e minha irmã nesse campeonato, representando o nosso estado e o nosso clube, é uma experiência única, o esporte sempre foi uma forma de nos conectarmos como família”. Esse é o sentimento de Rafael Lipp, que está competindo na categoria 40+.
Sua irmã, Natasha, 35 anos, segue o legado do pai e do irmão, e, assim como eles, é apaixonada pelo basquete. “O esporte sempre fez parte da nossa família. O meu pai sempre foi uma referência para mim e para o Rafael. Joguei basquete profissionalmente por um tempo, mas depois me dediquei a outro sonho, o de fazer medicina, agora o basquete master me proporcionou, pela primeira vez, jogar um campeonato com meu pai e meu irmão. Isso tem um valor imenso para mim”, revela Natasha.
O legado de família no Basquete
O Campeonato Brasileiro Master está proporcionando à família Lipp uma oportunidade inédita de viver a experiência de competir lado a lado. Para Fernando, Rafael e Natasha, o basquete vai além da quadra. Ele representa valores de amizade, superação, disciplina e união. “O basquete, e o esporte como um todo, sempre foi uma ferramenta importante de aprendizagem na nossa família. Agora, eu quero passar isso para os meus filhos, o que meu pai me ensinou e o que eu aprendi ao longo da minha vida. O legado do esporte é algo que transcende as quatro linhas do jogo e nos prepara para a vida”, diz Rafael.
Além de ser uma competição, o Campeonato Brasileiro de Basquete Master também têm se mostrado uma oportunidade de reconectar velhas amizades. Natasha, por exemplo, já encontrou amigas que não via há mais de dez anos, relembrando os bons momentos vividos no esporte.
O Campeonato é, sem dúvida, um momento marcante para a família Lipp. A união dos três em quadra, representando o Rio Grande do Sul, é uma celebração do esporte e dos laços familiares. Para eles, o esporte não é apenas um meio de competição, mas uma forma de se conectar, aprender e crescer como indivíduos e como família.
E, para o Recreio da Juventude, essa competição é mais uma prova de que o clube é um verdadeiro ponto de encontro de gerações, onde a paixão pelo basquete e o amor pela vida em comunidade são transmitidos de pais para filhos, criando uma história que continua a ser escrita, jogo após jogo.