O Basquete do Recreio da Juventude levou a bandeira do Rio Grande do Sul ao lugar mais alto do pódio na Classificatória A do Campeonato Brasileiro Masculino sub-19, disputada em Serra-ES. Nesta sexta-feira, 10, o Clube conquistou o título da etapa e, além de garantir o lugar na fase final da competição, também ganhou o ouro, ao superar os capixabas do Cetaf/Instituto Viva Vida, de Vila Velha, por 53 a 38.

 

No primeiro período da decisão, o Cetaf arrancou melhor, levando a vantagem ao final dos 10 minutos iniciais por 15 a 11. Porém, o Recreio foi dominante no segundo quarto e tomou a liderança ao término do primeiro tempo, com 24 a 17 no placar geral e 15 a 2 na parcial. Na volta do intervalo, o domínio do Clube foi gerenciado, com o 9 a 9 do terceiro período, o placar da partida foi para o quarto final em 33 a 26. Nos últimos 10 minutos, o time do Espírito Santo começou mais intenso e conseguiu virar a partida. No entanto, após pedido de tempo do técnico Bruno Lopes e do auxiliar Carlos Magno, o Recreio retomou o ritmo do restante da partida, retomou a dianteira e não deixou escapar o título, com 53 a 38 no placar geral - 20 a 12 na parcial. O pivô Brayan foi considerado o MVP da competição e o melhor reboteiro, enquanto o armador Raul garantiu a maior média de assistências.

 

A campanha da equipe gaúcha na classificatória foi impecável. Em seis jogos, seis vitórias. Agora, o foco da equipe, que já havia conquistado o Estadual da categoria em 2023, está na fase final do CBI, que será disputada no Rio de Janeiro-RJ, em setembro. Além do Recreio, estão garantidos na etapa decisiva os capixabas do Cetaf e do Saldanha da Gama, segundo e terceiros colocados da classificatória A, respectivamente, Paulistano-SP, Pinheiros-SP, São José-SP, Minas-MG, Corinthians-SP, São Paulo-SP, Flamengo-RJ, Tijuca-RJ, LDPG-PR e Sociedade Thalia-PR.