A categoria sub-19 do Basquete do Recreio da Juventude vai em busca de mais uma grande marca na temporada. Campeão estadual no final de 2023, quebrando jejum de 32 anos do Clube, do Sul-Brasileiro, no início do mês, e da classificatória do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), a equipe agora irá para a fase quente da competição nacional, junto com as 15 principais equipes do país na categoria, a partir desta terça-feira, 24, no Rio de Janeiro-RJ.

 

O primeiro objetivo da equipe, comandada pelo técnico Bruno Lopes e com o treinador Carlos Magno, é se garantir entre os 10 melhores na competição. Caso isso ocorra, o Recreio já terá vaga garantida na fase final da próxima temporada. As outras seis vagas são disputadas em classificatórias, como ocorreu para o Clube em 2024, garantindo o título em Vila Velha-ES. Feito esse passo, o foco passará a ser chegar o mais longe possível contra times de grife do basquete nacional. O Recreio é o único representante do Rio Grande do Sul nesta etapa da competição.

 

Na primeira fase, os adversários serão equipes que participam do Novo Basquete Brasil (NBB). Na estreia, às 17h desta terça-feira, o rival será o Flamengo. Depois, na quarta-feira, o enfrentamento será diante do Pinheiros, às 15h. Fechando a classificatória, o rival será o Pato Basquete-PR, às 15h da sexta-feira. Os dois líderes dos grupos avançam para as quartas de final, enquanto os que ficarem pelo caminho disputam o 9º e 10º lugar, garantindo a classificação para as finais de 2025.

 

A fase classificatória e as quartas de final serão transmitidas pelo Canal Jean Thomps no YouTube. As finais serão exibidas na mesma plataforma, mas no Canal Olímpico do Time Brasil, numa parceria da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).