O Recreio da Juventude é a casa de todos os esportes. Além das diversas modalidades olímpicas e paralímpicas que o Clube tem em seu DNA, com escolinhas e equipes de competição, a instituição também tem abraçado atletas de outros esportes para seu quadro de representantes em eventos nacionais e internacionais.
E foi assim que a jovem Lívia Bentancor Pellizzari, de 8 anos, passou a defender as cores do Recreio da Juventude no Mountain Bike. A atleta é exemplo de superação dentro nas pistas e quando não está com a bicicleta.
Em 2022, quando iniciou sua trajetória nacionalmente no Mountain Bike, Lívia utilizou da sua criatividade para conseguir participar de uma das etapas do Bikekids, o Campeonato Brasileiro da modalidade nas categorias iniciais, em Minas Gerais. A atleta fez divulgação via redes sociais e criou um “folder”, feito à mão por ela, com a chave Pix de seu pai para juntar o dinheiro necessário para realizar a viagem. Conseguiu a verba e um ótimo resultado na cidade de Itabirito.
- Eu cheguei em primeiro, foi muito legal. Mas, antes do campeonato, choveu e pegamos um monte de barro. Para conseguir o dinheiro, eu fiz um videozinho com a minha irmã e entregamos o papelzinho com o pix do meu pai. Mostramos para toda minha família e conseguimos juntar o dinheiro – conta Lívia.
Agora, a atleta conta com o suporte e estrutura do Recreio da Juventude para realizar seus treinamentos. Na Sede Juventude, está localizada a maior pista de Cross Country Olímpico de um clube no Brasil, medindo 2,6 Km, em uma área que preserva o espaço de contato com natureza, que é uma das marcas da maior das quatro unidades da instituição.
Mesmo aos oito anos, a paixão de Lívia pela Bike já é “antiga”. A menina recorda como foi o início com a bicicleta e fala do seu grande desejo: “Eu era bem pequeninha, comecei com uns três ou quatro anos, e não parei mais. Meu sonho é ser campeã brasileira e virar uma atleta profissional”.
Agora, o objetivo de Lívia é ainda maior. Neste domingo, 25, ela participa da Copa Internacional de Mountain Bike, em Nova Lima-MG, na sua primeira grande competição do ano em nível nacional.
Em agosto, o desafio será novamente no Brasileiro de Mountain Bike, em Contagem-MG. O evento deste fim de semana é mais uma possibilidade de preparação para a competição do próximo mês.
Para o Recreio da Juventude, poder ser parceiro de Lívia nesse início de carreira é uma forma de seguir incentivando diferentes modalidades esportivas.
- O Clube tem o esporte como sua marca e é importante agregar valores com potencial, como é o caso da Lívia. Temos um Bike Park, que inauguramos no ano passado, e que possibilita com que ela realize os treinamentos em uma pista mais
próxima do que se encontra nas competições. É uma menina que pode trazer muitas alegrias pelo Clube -, analisou o Gerente de Esportes do Recreio, Roger Boniatti.
Ao longo de seus mais de 110 anos de existência, o Recreio da Juventude sempre soube agregar e abraçar vários esportes. E a chegada de Lívia amplia ainda mais essa característica formadora e incentivadora do Clube.