Com uma das mais completas infraestruturas para a formação de atletas do país, o Recreio da Juventude está focado agora em ampliar o rol de serviços oferecidos para os seus futuros campeões em outras frentes. O clube está lançando o projeto Seja o seu melhor, com ações de psicologia do esporte. As primeiras atividades foram uma série de encontros com os pais das modalidades recreativas, formativas e competitivas.
O objetivo do projeto é oferecer orientação para os pais, atletas e técnicos, de forma a auxiliá-los nas diferentes situações do cotidiano do esporte, como a participação dos pais nos treinamentos e nas competições, identificação dos atletas quantos às suas emoções - sejam alegria, frustração, medo ou outras – manejo de ansiedade, testagens psicológicas para os atletas de competição, escuta qualificada e, quando necessário, encaminhamento para outros profissionais.
O trabalho será coordenado pela psicóloga e neuropsicóloga Sandra Santini. De acordo com ela, a primeira fase envolverá encontros e rodas de conversas com atletas, entrega de material informativo para os pais e capacitação dos técnicos quanto às fases do desenvolvimento psíquico. Depois, num segundo momento, serão realizadas avaliações psicológicas e neuropsicológicas com os atletas de competição para análise de perfis, informação para a equipe técnica e ampliação de resultados para equilibrar a saúde física e mental. Os atletas também participarão de oficinas para o desenvolvimento de técnicas de manejo de ansiedade. Todos os envolvidos serão observados de forma individualizada, respeitando os limites pessoais e as decisões familiares.
“É o começo de um trabalho que certamente terá reflexos no futuro e que contribuirá com o associado, com o ser humano. Queremos que cada um dos envolvidos – atletas, pais, mães e técnicos - ‘sejam o seu melhor’ e, se possível, com resultados melhores e, principalmente, com saúde e equilíbrio mental”, explica Sandra.
Além do trabalho psicológico, o projeto se entrelaça com outras ações do clube, como a criação e reestruturação de espaços de acolhimento para o bem-estar de todos os envolvidos.