O judoca Marcelo Casanova recebeu o reconhecimento do parlamento gaúcho pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris. O atleta do Recreio da Juventude foi um dos agraciados com o Prêmio Mérito Olímpico. A solenidade de entrega foi realizada na manhã desta terça-feira, 8 de outubro, no Salão Júlio de Castilhos, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.
Além de Casanova, outros 16 atletas gaúchos receberam o prêmio. O vice-presidente Social e de Marketing do RJ, Aurélio Marques, acompanhou a cerimônia. A solenidade foi presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, e pela Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputada Sofia Cavedon.
De acordo com a deputada, o Mérito Olímpico é um reconhecimento do grande esforço pessoal de cada atleta, família e clube para que o alto rendimento esportivo aconteça.
"Mais que uma homenagem, esse prêmio é um tributo ao esforço, ao espírito esportivo coletivo, à resiliência, ao talento e à coragem que elevam o RS aos altos patamares mundiais no desempenho do esporte", salientou.
Marcelo Casanova foi o primeiro atleta a representar o Recreio da Juventude em uma edição dos Jogos Paralímpicos e o primeiro a conquistar uma medalha na competição.
Os treinamentos e a preparação de Marcelo Casanova incluem suporte multidisciplinar, com fisioterapia, preparação física e nutricionista, por meio do projeto Recreio Paralímpico - Preparação Paris 2024 - financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do PRÓ-ESPORTE/RS.
O patrocínio é de Giacomet Aquecimento e Piso Aquecido, Lang do Brasil, Vitivinícola Jolimont e Empório Minuano.
Marcelo Casanova também é patrocinado por Unimed Nordeste-RS.