Visando reforçar o nosso compromisso com a transparência e comunicação eficiente com os nossos associados, preparamos o conteúdo abaixo com o intuito de esclarecer dúvidas frequentes e desinformações relacionadas ao reajuste de valores solicitado para 2024.

 

_______________________________________________________________

 

 

Qual a justificativa para os 22,9% (R$ 72,00 para a mensalidade) de aumento? Por que o aumento está acima da inflação?

A inflação, ainda que sirva como referência, nunca foi balizadora para a definição anual do reajuste das mensalidades e serviços do clube.

Os órgãos diretivos devem aplicar critérios de gestão adequados para a sustentabilidade das finanças e a perenidade do Clube. Para tanto, a gestão atual tem como ferramenta uma matriz de decisão para avaliar todas as demandas dos associados e as necessidades do Clube. Com base nisso, foi aprovado ainda em 2022 um plano global de investimentos para os próximos anos, contemplando inúmeras ações, tais como: expansão das áreas das piscinas, melhorias nos espaços esportivos, de lazer e entretenimento, manutenções e estruturas de segurança, entre outros. Diante disso, foi adquirida a Nova Sede, recentemente nomeada de Arena Recreio, que será transformada num espaço multiuso esportivo, social e cultural. 

Além desse planejamento, as melhorias já realizadas, em conjunto com a mudança de comportamento especialmente no pós-pandemia, fizeram com que a frequência nas sedes aumentasse mais de 40% em 2022, comparado ao ano de 2019, considerando-se que o número de associados permanece estável ao longo dos últimos 4 anos. Em 2023, o aumento da frequência fechou em 65,92% em relação ao mesmo período (2019) e 20,98% em relação a 2022. Consideramos estes dados muito positivos, pois demonstram que o associado gosta de estar no Clube, ao mesmo tempo em que valida as ações já implementadas. No entanto, isso sobrecarrega os serviços e o custo operacional, exigindo recursos compatíveis com a entrega esperada por todos.

Adicionalmente, cabe ressaltar que os valores dos serviços prestados (academia, escolinhas, etc.) permaneceram inalterados desde 2019. Assim, o percentual de aumento da mensalidade e dos serviços é reflexo do incremento de custos originado pela maior demanda, associado ao represamento de reajustes dos serviços, os quais compõem parcela significativa da receita do Clube.

Importante salientar que foi feita uma análise comparativa com os clubes da cidade, região, estado e Brasil que se enquadram no perfil de entregas e porte do Recreio da Juventude. E o nosso valor atualizado ainda está abaixo ou igualado em alguns casos, comparando aos padrões de clubes. 

Aqui você pode acessar a carta completa da Diretoria que comunica sobre o aumento: https://bit.ly/CartaDiretoria

 

_______________________________________________________________



Os serviços também terão reajuste?
Considerando que não são atualizados há três anos, alguns serviços receberão atualização de valores proporcionalmente. Serviços que já receberam reajuste recente (como a reserva dos recantos e quiosques, por exemplo) não receberão reajuste.

 

_______________________________________________________________

 

 

“O clube está cheio, não tem lugar para estacionar e ainda vendem mais títulos para lotar ainda mais o clube. O que vai ser feito para resolver esta situação?”

Essas afirmativas baseiam-se no fato de a frequência ter aumentado significativamente nos anos pós pandemia, em torno de 40% de 2022 em relação a 2019, e mais 65,92% em 2023 em relação ao mesmo período. No entanto, a quantidade de associados tem permanecido relativamente estável, especialmente nos últimos 4 anos. Adicionalmente, os anos de 2022 e 2023 foram os anos em que menos se vendeu títulos novos entre os últimos 7 anos (desde 2017). Isso, de certa forma, reforça a necessidade de buscarmos um equilíbrio na estrutura de receitas e despesas sem depender da venda de novos títulos.

Em relação ao estacionamento, de fato, em alguns dias do ano, há falta de vagas. No entanto, é preciso considerar que é economicamente inviável dimensionar estruturas pela sua demanda no pico. Qualquer serviço em qualquer lugar do mundo está sujeito a filas em momentos e/ou temporadas de pico, seja um shopping center, uma estrada ou um parque da Disney. Ainda que as mensalidades fossem aumentadas a um nível capaz de construir esta infraestrutura, não seria a melhor alocação para os recursos dos associados.

Além disso, destacamos que o Clube conta com uma comissão disciplinar que atua no sentido de averiguar e, se necessário, coibir o mau comportamento de indivíduos em casos de uso indevido do estacionamento ou comportamentos inadequados de forma geral. 

 

_______________________________________________________________


 

Quais iniciativas o clube está realizando para melhorar o estacionamento?

O Clube acabou de fechar uma parceria com o SESI, que possui um amplo estacionamento na sua área. Já está sendo construída uma nova portaria na divisa com a instituição que facilitará o acesso às dependências do clube, principalmente para quem gosta de usufruir dos quiosques e recantos próximos aos campos de futebol.  E lá se manterá a estrutura de segurança, com monitoramento, porteiro e acessibilidade (aumentando as despesas relacionadas à portaria). A abertura oficial está prevista para fevereiro e será comunicada nos canais do clube, bem como os horários.

 

_______________________________________________________________


 

Por que investir numa escola (educação)? Como o associado poderá usufruir do investimento que será feito na escola?

Como será financiada a escola?

 

1. Por que investir?

Primeiramente precisamos reforçar nossos valores, enquanto instituição, que estão publicados em nosso site e outros materiais institucionais:

 

Imagem, patrimônio a ser constantemente preservado e fortalecido;

Profissionalismo, com espírito de equipe, através do comprometimento, respeito, transparência e sensibilidade;

Qualidade, compromisso de todos na busca constante da melhoria dos processos e serviços;

Responsabilidade social e ambiental, com ações voltadas à segurança no trabalho, à consciência ecológica e à aproximação com a comunidade;

Educação, por meio de posturas e atividades que contribuam para a formação de cidadãos com atuação pública consciente e voltada aos interesses sociais;

Crescimento sustentado, para assegurar sua permanente adaptação às novas realidades, sem prejuízo a sua longevidade;

Ética, nas relações internas e externas, gerando confiabilidade e respeito da comunidade;

Seriedade, manifestada em suas atividades e compromissos cumpridos integralmente.

 

Além disso, a maior parte dos associados do clube é constituída por famílias com crianças em idade escolar (mais de 5 mil crianças e jovens associados), sendo que grande parte delas pratica alguma modalidade esportiva no Clube. Dito isso, não há como dissociar o esporte de educação e um dos propósitos da escola é a perpetuação do Clube através da formação integral das nossas crianças, em conformidade com os nossos Valores.

Esse projeto vem sendo construído e debatido por uma comissão formada por ex-presidentes e conselheiros desde 2019, com o intuito de colocar o Recreio da Juventude em condições de enfrentar os novos desafios do nosso tempo. Nesse cenário temos, de um lado, o mercado de educação que caminha para adotar como padrão o turno integral e, de outro, a dificuldade das famílias em proporcionar aos seus filhos ambientes adequados, com segurança e que garantam seu desenvolvimento saudável, equilibrando os hábitos da vida moderna com sua saúde física e mental.   Nesse contexto, a escola vem como forma de fidelizar ainda mais os associados, possibilitando e auxiliando na perpetuidade do Recreio da Juventude.

O clube proporciona áreas verdes, estrutura esportiva, equipe de profissionais, segurança e uma história de mais de 110 anos de vanguarda e engajamento com a comunidade caxiense. O modelo de educação do Recreio da Juventude nasce com grande diferencial competitivo, com potencial de se tornar referência no mercado nacional, num momento em que tirar as crianças das telas é um desafio gigantesco para os pais, afetando a qualidade de vida das nossas crianças.

O clube realizou em 2022, uma pesquisa junto aos associados com filhos em idade escolar para saber sobre os anseios e expectativas em relação ao futuro. Em 2023, uma nova pesquisa foi realizada, com metodologia Focus Group, para qualificar as expectativas em relação à educação dos filhos. Ambas dão fundamentação e subsídios para avançarmos com o projeto de educação escutando as necessidades dos associados do Recreio da Juventude.

O clube sempre foi vanguardista em suas decisões e todas as diretorias olharam para o futuro quando tomaram decisões. As nossas crianças são nosso maior bem e o futuro da nossa sociedade, por isso, olhamos para elas.

 

2. Como o associado poderá usufruir do investimento que será feito na escola?

Todo o investimento realizado pelo Clube leva em consideração a sua perenidade e, como desdobramento, o benefício a todos os associados, direta ou indiretamente. Portanto, é preciso compreender o projeto da escola como mais uma iniciativa do Recreio da Juventude. Mais de 100 anos depois, o Recreio da Juventude continua olhando para o futuro, com base na realidade do seu tempo.

Além disso, o Clube tem por característica atender associados com múltiplos interesses: são mais de 14 modalidades esportivas, academia e atividades físicas em seus diversos formatos, além de eventos sociais, culturais e recreativos. E é o investimento integrado nessas diversas frentes que faz a força da nossa instituição, congregando todos esses interesses. Logo, não há como dissociar o investimento em uma determinada modalidade/atividade do seu retorno para a comunidade como um todo, mesmo para aqueles que não são adeptos de tal atividade. 

 

Além disso o  associado será beneficiado nas seguintes esferas:

1. Terá acesso a preço competitivo em relação ao mercado;

2. Todas as estruturas criadas para a escola serão de uso comum a todos os associados fora do horário escolar;

3. Os resultados financeiros da escola serão revertidos integralmente em benfeitorias na estrutura comum, que atenderá todos os associados;

4. A criação de um novo serviço, de valor agregado, proporcionará uma diluição de custos da estrutura como um todo, minimizando potenciais aumentos de mensalidade no futuro;

5. A otimização dos espaços, reduzindo a ociosidade da estrutura do clube, contribuindo para redução de custos: ainda que pareça contraditório falar em ociosidade por força da falta de vagas em algumas escolinhas esportivas, o fato é que existem horários de pico onde faltam vagas e horários ociosos com vagas disponíveis. A operação da escola auxiliará na otimização destas estruturas, beneficiando a todos, sejam alunos da escola ou não;

6. A manutenção da competitividade do Clube e, portanto sua perenidade, mediante a oferta de serviços qualificados;

7. Facilitação na logística das famílias (a escola será responsável por acompanhar as atividades contraturno);

8. Aproximação da família junto aos filhos: os pais poderão almoçar com seus filhos na escola, dentro do clube;

9. Valorização do título do associado.
 

3. Como será financiada a escola?

O plano global de investimentos prevê o investimento em diversas iniciativas ao longo dos próximos anos, não apenas na escola, que também irá se autofinanciar. Todos os investimentos foram projetados visando sua máxima otimização, evitando ociosidades. Assim, qualquer investimento que vier a ser realizado terá sempre em mente o atendimento do maior número possível de associados. O planejamento implica em etapas e cronogramas físico-financeiros que serão sempre previamente aprovados pelo Conselho Deliberativo, conforme estabelecido em nosso Estatuto. Os recursos para esses investimentos virão dos resultados financeiros do Clube que, por sua vez, são decorrência dos valores das mensalidades, das locações, dos patrocínios diretos e dos serviços prestados. 

Adicionalmente, o Clube detém alguns ativos que poderão ser utilizados para fazer frente a determinados investimentos, notadamente a antiga sede social do Recreio Guarany na Av. Júlio de Castilhos. Nesse sentido, já estão em andamento algumas negociações que poderão ter desdobramentos positivos em um futuro breve, para o Clube e para os associados.

Assista ao vídeo conceitual do projeto da Escola: https://bit.ly/RJProjetoEscola

 

_______________________________________________________________


 

O que está projetado para a Sede Arena Recreio?

Transformar a sede num complexo multiuso esportivo, social, cultural e recreativo, dedicado a todos os associados, ampliando espaços de diferentes modalidades. Assista o vídeo para ver o projeto preliminar da Arena Recreio: https://bit.ly/ArenaRecreio

 

_______________________________________________________________

 

Quais melhorias foram realizadas em 2023?

Foram realizados investimentos em obras, melhorias e revitalizações. Além disso, lançamos projetos que visam a otimização das experiências dentro do Clube, incluindo novas operações e investimentos que impulsionam o Clube. Acesse o link do hotsite de obras e investimentos realizados: https://projetos.recreiodajuventude.com.br/

 

_______________________________________________________________


 

Quais melhorias estão previstas no clube para 2024?

1. Cobertura retrátil da piscina externa da Sede Guarany (vídeo do projeto: https://bit.ly/PiscinaRetratil);

2. Reformas no vestiário da piscina da Sede Juventude;

3. Nova estrutura completa para a Piscina P18 do Guarany;

4. Parque indoor na Sede Guarany;

5. Melhorias no complexo esportivo da Arena Recreio;

6. Investimentos nos equipamentos de academia;

7. Investimentos nos procedimentos de segurança em todas sedes;

8. Atualização da Estrutura de Rede/Wifi para associados;

9. Modernização dos equipamentos para acesso de associados;

10. Investimentos em Acessibilidade;

11. Investimentos em equipamentos e maquinários de manutenção (por exemplo: trator).

_______________________________________________________________


 

Por que investir em cobertura retrátil da piscina do Guarany, ao invés de construir novas piscinas?

A cobertura retrátil da piscina do Guarany está inserida em um contexto mais amplo, dentro da abordagem de sempre maximizar os recursos, otimizando as estruturas disponíveis: 

1. A necessidade de reforma da piscina e vestiários da P18: essa piscina tem alta ocupação e precisa de benfeitorias. No entanto, não há como realizar intervenções na estrutura sem parar a utilização. Assim, a cobertura retrátil da piscina externa proporcionará a transferência temporária das atividades da P18 para a piscina externa, sem interrupção no atendimento aos associados;

2. Após a conclusão da reforma da P18, teremos ampliada a oferta de serviços de escolinhas de natação, uma vez que a piscina externa poderá ser utilizada também no inverno, bem como mais uma opção de recreação durante todo o ano;

3. A reforma completa da P18 estará interligada com a construção de uma estrutura que também servirá como Parque Indoor para todas as crianças em determinados horários e nos finais de semana, atendendo uma demanda histórica dos pais de filhos pequenos.

 

_______________________________________________________________


 

Por que não são construídas novas piscinas na Sede Campestre?

A Sede Campestre do Recreio da Juventude está inserida dentro da Zona de Águas de Caxias do Sul. Isso restringe algumas iniciativas e intervenções. No entanto, estamos atuando junto aos órgãos de licenciamento ambiental da cidade na busca de alternativas. Tão logo tenhamos êxito neste processo, será divulgado o projeto para requalificação e expansão da área de piscinas.

 

_______________________________________________________________


 

A Diretoria Executiva é remunerada?

Não, a Diretoria Executiva não é remunerada. Os membros dedicam horas voluntárias semanais, utilizando tempo de suas vidas profissionais e pessoais para atuar ativamente no Clube, sem nenhum tipo de benefício. Cabe ressaltar que, visando aprimorar sua governança e em linha com as melhores práticas do mercado, o Clube contratou nova empresa de auditoria em 2022 e terceirizou sua contabilidade. Por força disso, atendendo às determinações da Norma Brasileira de Contabilidade, o Clube passou a reconhecer o trabalho voluntário de todos os membros dos Conselhos Executivo, Deliberativo e Fiscal. Esse reconhecimento tem impacto apenas contábil, sem efeito caixa. Ou seja, não há (nem pode haver) remuneração de qualquer tipo para os membros da Diretoria e Conselhos.  

 

_______________________________________________________________


 

Quantas crianças são beneficiadas com serviços e escolinhas gratuitas?

São 1.648  crianças beneficiadas com uma ou duas escolinhas gratuitamente.

 

_______________________________________________________________


 

Onde são aplicados os recursos captados via projetos decorrentes das leis de incentivo ao esporte?

Os recursos captados via  projetos devem ser aplicados exclusivamente naquilo a que se destinam. Logo, trata-se de “verba carimbada” e geralmente fazem frente ao pagamento de técnicos, aquisição de materiais esportivos de consumo e despesas de logística em viagens.

Portanto, tanto o Clube como os associados em geral se beneficiam pela eventual desoneração de algumas despesas que, não fossem os recursos do projeto, teriam que ser absorvidas ou então algumas atividades não seriam realizadas.

Todas as informações sobre cada projeto estão no site do clube, no menu “projetos”. É possível acessar por este link: https://bit.ly/ProjetosLeiDeIncentivo

Importante destacar que as prestações de contas são auditadas pelos órgãos que descentralizam o recurso, e os órgãos de controle, sendo que todas as prestações de contas foram aprovadas sempre sem ressalva.  

 

_______________________________________________________________


 

Onde o associado pode obter informações sobre receitas e despesas do clube?

O Clube publica anualmente seu Balanço no jornal impresso. E da mesma forma deixa disponível no site, todas as contas no link: https://bit.ly/RelatoriosGestaoRJ

 

_______________________________________________________________


 

O Clube tem as suas contas auditadas?

Sim, além dos órgãos de governança, as contas são analisadas por auditores externos e independentes, duas vezes ao ano.  O parecer emitido pela auditoria auxilia os Órgãos de Governança na aprovação ou não da prestação de contas.

 

_______________________________________________________________


 

O clube possui Órgão de Governança?

Sim, o clube possui os seguintes mecanismos de governança:

Conselho Deliberativo

Conselho Executivo

Conselho Fiscal

Assembleia Geral

 

_______________________________________________________________


 

Como é feita a prestação de contas do clube?

O Conselho Fiscal, eleito pelos associados em assembleia geral,  é o órgão responsável por analisar as contas do Clube, através de reuniões periódicas. Anualmente, após o parecer da Auditoria Externa, o Conselho Fiscal emite o seu parecer sobre as contas do exercício fiscal, que após é submetido à análise do Conselho Deliberativo. Posteriormente, é convocada uma assembleia geral, para que todos os associados possam apreciar as contas.  Essa prestação de contas acontece na primeira quinzena de abril.

 

_______________________________________________________________


 

Como é feita a convocação das assembleia geral para prestação de contas?

A convocação é feita seguindo o determinado pelo nosso estatuto, através de edital publicado em veículo de mídia impressa, site, aplicativo e murais.

 

_______________________________________________________________


 

Qual o número de associados do clube?

Atualmente são em torno de 19.700. Esse número se mantém estável desde 2019.

Porém, o associado do clube, após a pandemia, aumentou sua frequência no Clube. Em 2023 o aumento da frequência fechou em 65,92% em relação a 2019. E isso, apesar de ser muito importante e servir de orgulho para o Clube, sobrecarrega os serviços e o custo operacional, sem que haja incremento de receita.

 

_______________________________________________________________


 

Como o clube está controlando o acesso de não associados?

Infelizmente, tivemos várias ocorrências em que associados facilitaram a entrada de não-associados nas dependências do Clube, mediante isso, o clube tomou as seguintes iniciativas para os eventos esportivos:

1. Acesso exclusivo para não-associado pela portaria lateral, próximo ao ginásio, nas datas de eventos esportivos;

2. Criação de cadastro de acesso, com uso obrigatório de pulseira para identificação;

3. Contratação de profissional para monitoramento dos não-associados para não saírem do ambiente restrito ao evento esportivo;

4. Os não-associados que são flagrados em locais não permitidos ou que que violem a pulseira são retirados do Clube e tem seus cadastros bloqueados para novos acessos. O mesmo para o visitante que não devolver a pulseira;

5. Desde a implementação foram bloqueados 1.924 visitantes que não poderão mais acessar as dependências do clube;

6. Atualmente grande parte dos eventos esportivos são realizados na sede Juventude, o que em alguns finais de semana pode atrair não associados para o evento. Com a nova estrutura esportiva que está sendo projetada na Sede Arena Recreio (nova) a maior parte dos eventos esportivos ocorrerá neste local, atendendo uma demanda antiga, aliviando a estrutura da nossa principal sede. 

_______________________________________________________________


 

Por que o Clube não instala painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica?

Em 2019, o clube assinou o contrato para ingressar no Mercado Livre de Energia Elétrica, o que reduziu o custo em torno de 30%, uma economia desde então de R$1.312.493,92 entre todas as sedes. Desde então, o Clube tem toda sua energia contratada em fontes 100% sustentáveis de geração. Em 2023, o Clube começou o estudo de implementação de placas fotovoltaicas. Contudo, pelo alto investimento e, principalmente, pelo seu tempo de retorno estimado ser muito superior quando comparado com quem compra energia no Mercado Cativo, essa iniciativa ainda não avançou. Mas o Clube segue atento às movimentações do mercado, com a queda de preços das placas solares.

 

_______________________________________________________________


 

Quanto o clube arrecada com locação de espaços?

O propósito dos espaços comerciais do clube é atender às demandas e necessidades dos associados, trazendo conveniência e facilidades. A locação não gera receita expressiva, sendo que, para contratos mensais, o valor das lojas do Mall (que antes da inauguração era apenas um corredor sem uso) é de R$52,75/m² por mês, com espaços que variam de 7,92m² à 18,12m². Nas operações de alimentação é cobrado um percentual sobre o faturamento e taxas de energia e limpeza, para que viabilizem seus negócios durante todo o ano no clube.

 

_______________________________________________________________


 

Como seu título está sendo valorizado?

Ao longo dos últimos 5 anos o seu título valorizou 113%. Os individuais passaram de R$3.472,00 a R$ 7.400,00 e os títulos familiares R$6.944,00 a R$14.800,00. E a Diretoria Executiva projeta um novo aumento para este ano, ainda sob definição. 

 

_______________________________________________________________


 

Como o associado pode acompanhar as ações do clube? E quais são os canais de comunicação?

Os associados podem acompanhar ou contatar por diversos canais, conforme abaixo listado. E a partir de janeiro de 2024, o clube tem dois novos canais: Grupo de Telegram (basta clicar https://t.me/GrupoDoRecreio e fazer parte) e Canal de Whatsapp (pelo link https://www.whatsapp.com/channel/0029Va8ZkEpBvvsgX1n8zR2G).

Aproveitamos para reforçar a importância de manter-se atento às informações dos nossos canais oficiais, que são atualizados frequentemente com matérias e publicações relacionadas aos assuntos pertinentes ao Clube, evitando canais alternativos que possam disseminar desinformação.

 

Canais de comunicação:

Site: https://www.recreiodajuventude.com.br/home (atualizado diariamente dentro da aba de notícias: https://www.recreiodajuventude.com.br/noticias)

Instagram: https://www.instagram.com/recreiodajuventude 

Facebook: https://www.facebook.com/RecreioDaJuventude 

Grupo no Telegram: https://t.me/GrupoDoRecreio

Canal do Whatsapp: https://bit.ly/RJCanalWhatsapp

TikTok: https://www.tiktok.com/@recreiodajuventude 

Youtube: https://bit.ly/RJCanalYoutube

Aplicativo (lembrem de ativar notificações para receberem as informações)

Murais informativos espalhados pelo Clube

SAA (ouvidoria para feedbacks)

TVs internas

Rádio Academia

Banners distribuídos pelo Clube 

Painéis triedro em pontos estratégicos

Displays dentro de operações do Clube

Listas de transmissão no WhatsApp

 

Além disso, temos também as plataformas com conteúdos:

Clubefy https://www.recreiodajuventude.com.br/clubefy/  

Podcast Fair Play no Youtube https://bit.ly/YoutubePodcastRJ e no Spotify https://bit.ly/SpotifyPodcastRJ

 

_______________________________________________________________


 

Atenciosamente,

 

Recreio da Juventude

Janeiro de 2024