Esporte e saúde têm tudo a ver. E duas instituições que são referências nessas áreas de atuação, estão novamente trabalhando juntas para a valorização dos atletas da Serra gaúcha e para incentivar a prática esportiva pela comunidade. Recreio da Juventude e Unimed Nordeste-RS assinaram na manhã desta quarta, 24 de julho, um contrato para patrocínio de sete atletas do clube, destaques em suas modalidades.  

 

O judoca Marcelo Casanova – convocado para a equipe brasileira que irá disputar os Jogos Paralímpicos de Paris - a nadadora Renata Branchi Moreira, os badmintonistas Maria Clara Lopes Lima, Maria Júlia da Cruz Nascimento e Gabriel Casara e os tenistas Heitor Souto e Henrique Zapparoli de Araújo são os atletas apoiados. Eles receberão, até julho de 2025, bolsas mensais de incentivo para a continuidade da prática esportiva enquanto estiverem competindo. Os nomes foram selecionados pelas equipes técnicas do Recreio da Juventude e pela diretoria da Unimed, tendo, entre os critérios, o potencial esportivo, os resultados, o alto nível de competição e a vulnerabilidade social.  

 

O presidente Executivo do RJ, Diego Biglia, reforçou a importância da cooperação inédita entre as duas instituições.  

 

“Parcerias como essa que hoje selamos com a Unimed são fundamentais para o nosso esporte. O esporte exige investimentos significativos para a manutenção da infraestrutura, equipes técnicas, e, principalmente, no suporte aos atletas. O apoio de empresas, instituições e da comunidade como um todo, faz toda a diferença para os nossos campeões”, afirmou. 

 

De acordo com o presidente da Unimed Nordeste-RS, André Leite, o exemplo dado pelos atletas será utilizado em palestras, em iniciativas de saúde preventiva nas empresas e nas estratégias de marketing da cooperativa médica como forma de incentivar a comunidade na realização de atividades físicas. 

 

“A prática regular de esporte proporciona muitos ganhos para saúde física e mental, além de desenvolver aspectos emocionais e sociais, contribuindo para a prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida. A prevenção é o melhor remédio para a saúde e é nosso dever estimular ações que contribuam para isso”,  

 

Atletas apoiados:  

 

Tênis 

- Heitor Souto, 16 anos 

- Henrique Zapparoli de Araújo, 15 anos 

 

Natação 

- Renata Branchi Moreira, 14 anos 

  

Judô 

- Marcelo Casanova, 20 anos 

 

Badminton 

- Maria Clara Lopes Lima, 18 anos  

- Maria Júlia da Cruz Nascimento, 19 anos  

- Gabriel Casara, 18 anos