Pela primeira vez na história, a América Latina irá sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão e o Recreio da Juventude fará parte deste momento. Os jogos acontecem entre os dias 1º e 15 de maio, na Serra gaúcha, tendo Caxias do Sul como sede principal. O Recreio da Juventude sediará as competições de judô, natação e tênis.
O judô será disputado no Ginásio de Esportes da Sede Juventude. Toda a estrutura do dojô será montada no ginásio para receber os atletas e a torcida. A competição de judô está programada para acontecer entre os dias 3 e 5 de maio. Antes disso, entre os dias 30 de abril e 2 de maio, os atletas poderão utilizar o espaço para os treinamentos e preparação.
Os jogos de tênis serão realizados no Complexo de Tênis da Sede Juventude. Três quadras do clube serão utilizadas na competição. Os jogos estão previstos para os dias 3 a 13 de maio. Os dias 1º, 2 e 8 de maio serão utilizados para treinos e preparação dos atletas.
Já as provas da natação acontecerão na piscina olímpica da Sede Guarany, uma das mais modernas estruturas do país, aptas a sediar competições de grande porte. A P50 do Recreio da Juventude tem 10 raias de 50 metros e é equipada com cronômetros eletrônicos digitais e sistemas de cronometragem com tecnologia de ponta. A estrutura é completada com arquibancada, vestiários e piscina externa, que pode servir de apoio para o aquecimento dos atletas. A natação das Surdolimpíadas será realizada entre os dias 2 e 9 de maio. Dos dias 29 de abril a 1º de maio serão realizados os treinamentos dos atletas na piscina.
Esta será a 24ª edição das Surdolimpíadas. Os jogos devem reunir mais de 4,5 mil atletas, de 100 países, em 21 modalidades esportivas.