O Recreio da Juventude recebeu nesta quarta, 9 de outubro, um exemplar do livro Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul. A obra foi organizada pelos arquitetos Taísa Festugato e Matias Revello Vazquez e reúne textos de Fábio Vanin, Lucas Fehr, Lucas Volpatto e José Clemente Pozenato. O lançamento da publicação foi na Feira do Livro de Caxias do Sul.  

 

O exemplar foi entregue ao vice-presidente Administrativo e Financeiro do RJ, Marcelo Ayala, e será disponibilizado para os associados do clube na biblioteca da Sede Juventude.  

 

O livro convida o leitor a explorar a trajetória da Metalúrgica Abramo Eberle S.A, a Maesa, um marco industrial de Caxias do Sul, e a refletir sobre seu futuro como patrimônio cultural. A obra aborda o legado histórico, a memória industrial e os aspectos arquitetônicos que fazem da Maesa um bem único para a cidade e para toda a região.  

 

Cidadela Maesa também deriva de um extenso trabalho realizado pelo escritório Vazquez Arquitetos, com mais de quatro mil horas técnicas de trabalho dedicadas ao Plano Geral da Maesa, reunindo as referências do projeto para o acesso do público.  

 

A publicação é lançada pela Editora Ueba e tem uma tiragem de 500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente.  

 

O projeto Cidadela Maesa, patrimônio industrial de Caxias do Sul é realizado com recursos do Edital 01/2023 Financiarte da Secretaria Municipal de Cultura.