O traje oficial da rainha da Festa da Uva 2022, Pricila Zanol, carrega o verde esmeralda do Recreio da Juventude. Sede da primeira exposição de uvas e produtos coloniais em 1931, o embrião da festa, o clube foi homenageado no vestido da soberana. A apresentação dos trajes da rainha e princesas aconteceu na noite desta quinta, 2 de dezembro, no Salão Verde da Sede Juventude.

A pesquisa para a idealização das peças ficou a cargo do jornalista e pesquisador Charles Tonet; o desenho e a confecção da estilista Vivian Boff, de Ana Rech. O vestido homenageia a vestimenta oficial da primeira rainha da festa, Adélia Eberle, e o Recreio da Juventude, que recebeu o primeiro evento há 90 anos. O traje da rainha é todo em verde, em mangas e barras off white. A gola e a barra são tramadas em filé e rebordadas para formar ramos de parreiras e cachos de uva. A sobressaia é alusiva aos aventais das nonas e os arabescos remetem aos elementos que decoram a sede do Recreio da Juventude. A fivela adornada por ramos de rosas e cachos de uva traz a imagem da rainha Adélia Eberle.

O traje da princesa Bianca Fabro Ott é rosa intenso, com uvas bordadas na saia, em corte tradicional e mangas esvoaçantes. O da princesa Bruna Mallmann é azul intenso, com xale em crochê, em homenagem à mãe, com bordado ao longo da saia e macramê.

Além dos trajes de gala, também foram apresentados os trajes de passeio, que oferecem mais mobilidade para a rotina diária do trio.

A Festa da Uva acontece de 18 de fevereiro a 6 de março. O tema desta edição é Juntos outra vez!, que faz referência à retomada da festa, ao esforço coletivo, engajamento das pessoas, união, equipe, além das lembranças de outras festas e de outros momentos.

 

Crédito das fotos: Andréia Copini