A Seleção Gaúcha Juvenil Masculina de Handebol, formada por atletas do Recreio da Juventude, conquistou o sexto lugar no Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil Masculino 2024, realizado entre os dias 16 e 21 de dezembro, em Juiz de Fora/MG. Em uma competição de altíssimo nível, a equipe gaúcha, com duas vitórias e três derrotas, se destacou pela postura firme e combativa em jogos intensos, demonstrando grande evolução no cenário nacional.
Os atletas do Recreio da Juventude, Eduardo Gubert Cauduro, Nalbert Glowacki dos Santos, William Guimarães Saretto, Vitor Hugo Zanuz Ulian e Gabriel Signori Tregansin, junto ao auxiliar técnico Lorenzo Balardin Todesco, representaram com honra tanto o clube quanto o estado do Rio Grande do Sul. A Seleção Gaúcha se destacou por sua garra e dedicação, com vitórias emocionantes sobre Goiás (29 a 28) e Paraná (37 a 36), com os atletas do clube se destacando individualmente: Eduardo Gubert Cauduro foi eleito o melhor jogador na vitória contra Goiás, e Vitor Hugo Zanuz Ulian foi o melhor em confronto contra o Paraná.
Para o técnico de handebol do Recreio da Juventude, Eduardo Fonseca, o desempenho dos atletas reflete o trabalho sério e disciplinado desenvolvido pelo departamento de handebol do Recreio da Juventude. "O trabalho de base que vem sendo desenvolvido há muitos anos no clube é reconhecido por todos. A satisfação de terminar o ano com essa participação de destaque é enorme e nos motiva a continuar formando atletas que, além de excelentes jogadores, são exemplos de ética e dedicação”, destaca.
O Campeonato Brasileiro teve o Rio de Janeiro como campeão e o Espírito Santo como vice-campeão, mas para a Seleção Gaúcha, a competição foi uma grande vitrine para o potencial e a qualidade do handebol produzido no estado.