O judoca Marcelo Adriano de Azevedo Casanova vai disputar a partir desta terça, dia 8, o Campeonato Mundial, que será realizado em Baku, no Azerbaijão, até o 10 de novembro.
Marcelo está entre os 21 atletas que representarão a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico. O torneio abre o ranking de classificação à Paralimpíada de Paris. O Atleta vai competir na categoria -90 kg (J2) e está acompanhado técnico Giovani Cruz.
"O Mundial será o primeiro evento que os pontos constarão para o ranking de classificação à Paralimpíada. Nos três Grand Prix, pudemos testar, ver alguns adversários, mas agora estarão todos reunidos. A expectativa é grande. Estaremos com atletas jovens, pensando no próximo ciclo [dos Jogos de 2028], mas mantivemos a base do ciclo passado, praticamente todos continuam e com grandes chances de medalha", projetou Jaime Bragança, técnico da seleção brasileira.
Na última edição do Mundial, disputada em Portugal, em 2018, o país conquistou três medalhas.
Marcelo Casanova é o primeiro atleta paralímpico do Recreio da Juventude. Ele foi classificado na categoria J2 para quem consegue ter a percepção de imagens e vultos.
Programe-se
Campeonato Mundial de Judô
Data: 8 a 10 de novembro
Local: Baku, no Azerbaijão