A equipe de natação paralímpica do Recreio da Juventude conquistou excelentes resultados no Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica Sub 20. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo e contou com mais de 170 nadadores de todo país.

 

Quatro atletas representaram o clube e conquistaram 17 medalhas, sendo 9 ouros e 8 pratas. A equipe ficou com o 5º lugar na classificação geral, também conquistaram os Troféus de Atleta mais Eficiente, Treinador mais Eficiente e Recorde Brasileiro. 

 

Competiram pela Classe S11 (nadadores com visão muito baixa ou ausência de visão) Andrieli Lahm Silveira e Érica Prates Camillo. Pela pela Classe S8 (deficiência física leve a moderada), competiu Flávia Pacheco Castilhos e Larissa Rodrigues competiu pela Classe S3 (deficiência física significativa).

 

A nadadora Larissa Rodrigues conquistou três medalhas de Ouro (200m livre, 150m Medley, obtendo recorde brasileiro, e 50m peito) e uma medalha de prata nos 50m costas. Além disso, Larissa recebeu o Troféu Atleta mais Eficiente e sua técnica, Ana Paula Brandão, o Troféu Treinador mais Eficiente na Categoria A atletas de todas as classes de 19 e 20 anos).

 

Andrieli Lahm Silveira, conquistou seis medalhas de Ouro, nos 400m livre, 200m medley, 50m livre, 100m livre, 100m costas e 100m peito. A nadadora conquistou o Troféu de Atleta mais Eficiente e sua treinadora,  Daniela Gonzalez, de Treinador mais Eficiente na Categoria B (atletas de todas as classes de 16, 17 e 18 anos).

 

A nadadora, Érica Prates Camillo, conquistou quatro medalhas de Prata nos 400m livre, 50m livre, 100m livre e 100m costas. E Flávia Pacheco Castilhos, três medalhas de prata nos 100m peito, 50m livre e 100m livre. A atleta também conseguiu bons resultados nos 200m Medley  e 100m costas, ficando com o quarto lugar. 

 

A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de identificar e desenvolver novos talentos da modalidade.  A atleta Larissa Rodrigues integra o projeto Recreio Paralímpico - Preparação Paris 2024 - financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do PRÓ-ESPORTE/RS.