A Natação Paralímpica do Recreio da Juventude terá um fim de semana importante dentro do cenário internacional da modalidade. A partir desta quinta-feira, 16, até o sábado, quatro nadadoras do Clube disputam a primeira fase do Campeonato Nacional Absoluto, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo-SP, que também será a segunda e última seletiva para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

 

Larissa Rodrigues, de 19 anos, ainda busca a possibilidade de disputar a Paralimpíada na capital da França na classe S3 (deficiência física). A atleta disputou a primeira seletiva no Open de Natação Paralímpica, no início de maio, também no CTP, mas não conquistou o índice paralímpico. Nessa última possibilidade de classificação, a jovem tenta se aproximar e alcançar a marca que a levaria para seus primeiros Jogos Paralímpicos. A atleta e a técnica Ana Paula Brandão tiveram um início de trabalho intenso desde o início de 2024, quando a parceria foi iniciada defendendo o Recreio da Juventude. A nadadora compete nas provas de 50m Costas, 50m Peito e 100m Livre.

 

Em suas primeiras participações em nacionais absolutos, as jovens Andriele Lahm Silveira, 16 anos, Érica Camillo, 15, e Flávia Castilhos, 18, vivem a experiência de um início de ciclo visando chegar nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028 com potencial de chegar com possibilidade de disputar a competição nos Estados Unidos. Andriele, na classe S11 (deficiência visual), irá nadar as provas 50m Livre, 100m Livre e 100m Costas. Érica, também na S11, irá competir nas provas de 100m e 400m livre e 100m Costas, enquanto Flávia, na classe S8 (deficiência física), nadará as provas de 100m peito, 100m Costas e 50m livre.

 

A técnica Daniela Gonzalez, que treina as três atletas e está com a delegação em São Paulo, ressalta a importância das atletas participarem da competição:

 

- É muito relevante para o trabalho técnico ter atletas tão jovens competindo no nível adulto e em uma competição expressiva. Mostra que estamos no caminho certo e mais próximos do objetivo que é Paralimpíadas de Los Angeles, em 2028.

 

O Brasil tem 37 vagas na natação para Paris 2024, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os nadadores que irão representar o país na França serão anunciados somente em convocação oficial, que deve ocorrer entre junho e julho.

 

A atleta Larissa Rodrigues integra o projeto Recreio Paralímpico - Preparação Paris 2024 - financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do PRÓ-ESPORTE/RS.