Umas das maiores tradições do esporte do Recreio da Juventude, também é um grande celeiro de promessas. O Tênis é uma das grandes grifes do clube caxiense e há anos vem formando muitos atletas com nível de reconhecimento internacional, como Marcelo Demoliner.Além das grandes formações de tenistas, as últimas temporadas também foram marcadas pelas conquistas. Entre os atletas da equipe de competição, alguns nomes começaram a se destacar no cenário nacional e internacional.
O primeiro nome que despontou em 2022, foi de Pietra Rivoli. A atleta chegou ao Recreio da Juventude aos 10 anos. Depois de conquistas nacionais desde a categoria 12 anos, a jovem começou a se consolidar no cenário internacional. No primeiro ano na categoria 16 anos, já vieram as conquistas na Gira Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis). A temporada 2022/2023 já começou com o título de simples e duplas da Argentina, em outubro do ano passado.
Mas, no início de 2023, veio a confirmação do trabalho realizado com o clube. Títulos da Assunción Cup, no Paraguai – simples e duplas -, da Brasil Juniors Cup, sediada no Recreio da Juventude, e do Banana Bowl, em Gaspar-SC, além de se consolidar como campeã da Gira. Aos 15 anos, a tenista já foi convocada para a Seleção Brasileira adulta feminina de Tênis, participando da equipe que disputou a Billie Jean King Cup, em Stuttgart, na Alemanha.
Praticamente em paralelo com o crescimento de Pietra, também começou a fortalecer no cenário internacional Isabeli Andreola. Com a mesma idade da companheira de clube – e também chegada ao Recreio da Juventude com 10 anos -, o 2023 de Isa tem sido especial. Vice-campeã de simples da Copa Indervalle, em Cali, na Colômbia, e da Brasil Juniors Cup – onde também foi vice nas duplas -, a atleta caxiense foi campeã do Regatas Bowl, no Peru, afirmando a sua evolução na modalidade.
Além das meninas criadas nas escolinhas do clube, o Tênis do Recreio da Juventude também apresentou na última temporada bom desempenho nas quadras com o jovem Vicente Freda, de 15 anos, com os vice-campeonatos de duplas do Assunción Bowl e do Banana Bowl, além do título do Pascuas Bowl, na capital paraguaia, já no início da temporada 2023/2024.
No cenário nacional e regional, os atletas da casa seguem produzindo grandes resultados. O Recreio da Juventude vem acumulando pódios e títulos com atletas que não param de evoluir dia a dia. As conquistas vão desde os mais jovens, refletidas na participação consolidada do clube nas etapas do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), além de proporcionar a experiência competitiva nas etapas da Gira Cosat.
Seja nos treinamentos do dia a dia, nas viagens ou na busca por apoiadores para que as participações nos torneios sejam sempre constantes, o Tênis é uma bandeira que o Recreio leva com orgulho, até porque a modalidade carrega o nome do clube fazendo bonito por onde passa. As ações fazem parte do projeto Recreio da Juventude - Tênis, que possui financiamento por meio do Pró-Esporte / RS - LIE, via Secretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.