O Recreio da Juventude mais uma vez receberá o principal evento do Tênis disputado no Rio Grande do Sul, com a presença dos principais jovens atletas da América do Sul. Após o sucesso da edição 2023, a Brasil Juniors Cup volta para o clube caxiense pelo segundo ano consecutivo, com a consolidação da sede das categorias 12, 14 e 16 anos.
Na temporada passada, após a primeira edição da BJC no Recreio, a avaliação de atletas, técnicos e organizadores foi praticamente unânime: a etapa mais organizada e disputada da Gira Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis). Neste ano, entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, as quadras de tênis da Sede Juventude voltam a receber as principais promessas da modalidade no continente. A estimativa é de que aproximadamente 600 tenistas estejam na Serra Gaúcha durante as quase duas semanas de competição.
A categoria 12 anos da Brasil Juniors Cup é destinada para atletas brasileiros, com a chancela da CBT (Confederação Brasileira de Tênis). As categorias 14 e 16 anos contam com os jovens tenistas que estão disputando a Gira Cosat, passando por diversos países da América do Sul, como Colômbia, Peru, Argentina e Paraguai, onde ocorre a etapa antes do evento em Caxias do Sul. A categoria 18 anos, da Federação Internacional de Tênis (ITF), e a Brasil Kids (até 10 anos) serão disputadas na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.
Entre os dias 20 e 25 ocorrem o Pré-Qualy e o Qualifying para os atletas que buscam vagas na chave principal, mas que não têm pontuação suficiente no ranking Cosat para ingressar diretamente na parte principal da competição, que inicia a partir do dia 26.
A continuidade do Recreio da Juventude como sede da Brasil Juniors Cup reforça o compromisso do Clube com o esporte, valorizado através das diversas competições em várias modalidades que a entidade recebe durante o ano.
- Receber pelo segundo ano seguido a Brasil Juniors Cup é um orgulho para o Recreio da Juventude, porque reforça o compromisso do Clube com o esporte trazendo a maior competição juvenil de tênis da América Latina. Esperamos que mais uma vez os atletas se sintam acolhidos aqui e que tenhamos novamente uma grande competição nas nossas quadras - disse o vice-presidente de Esportes do Recreio da Juventude, Fabiano Toigo.
Para José Carlos Ferreira Júnior, diretor da Brasil Júniors Cup, a continuidade da competição em Caxias do Sul foi um caminho natural após o evento de 2023:
- A manutenção do Recreio da Juventude como uma das sedes da Brasil Juniors Cup foi um caminho bastante óbvio e sensato, a partir do sucesso que foi a edição passada. O Clube demonstrou toda a sua capacidade de bem receber a todos, atletas, acompanhantes e staff. Só temos e ouvimos elogios à estrutura do Recreio da Juventude. Não nos passou na cabeça a hipótese de não ser no Clube a edição deste ano e, esperamos, as próximas todas. É uma grande satisfação fazer um evento deste porte em um local como o Recreio.
Em 2023, entre os destaques da competição esteve a disputa da final feminina da categoria 16 anos entre duas atletas do Recreio da Juventude, com Pietra Rivoli conquistando o título e Isabeli Andreola ficando com o vice-campeonato - mesma colocação nas duplas, jogando ao lado da equatoriana Maria Victoria Cuellar.
Neste ano, Pietra disputará a categoria 18 anos, em Porto Alegre, onde Isabeli aguarda a confirmação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) do Wild Card, que dá direito a participar da competição. O Clube estará representado por 15 atletas nas três categorias sediadas em Caxias do Sul, além das duas tenistas no ITF na Leopoldina Juvenil.
O evento também é representativo para a economia local. Com o grande fluxo de atletas de outras localidades, familiares e equipes durante as duas semanas de evento, a competição afeta diretamente o comércio, hotelaria, transportes e gastronomia da cidade, ultrapassando os limites dos muros do Recreio da Juventude.
A Brasil Juniors Cup conta com a Chancela da Cosat, da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e apoio da Federação Gaúcha de Tênis (FGT). O evento no Recreio da Juventude conta com o apoio do 1970 Gastronomia.
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).