Junte o palco mais tradicional da Serra gaúcha, uma das atrizes mais premiadas e reconhecidas do RS e um tema envolvente e provocador e você terá um grande momento de arte, cultura e reflexões sociais. Assim será a edição de agosto do Terça Cult, que recebe Fera Carvalho Leite no monólogo Velha d+. A apresentação acontece no dia 6 de agosto, a partir das 20h, na Sede Social. Os ingressos estão à venda pelo aplicativo e nas secretarias das sedes Juventude e Arena Recreio. 

 

A peça apresenta Ella, uma mulher de 44 anos, casada, abatida pela morte da avó, vítima da Covid-19, que vive em meio aos dilemas do envelhecimento. O espetáculo mescla teatro, música e dança para falar sobre os preconceitos que cercam a passagem da idade para as mulheres, agravada pelo peso das pressões pelos padrões de beleza físicos, a maternidade, as oportunidades de trabalho e todas as autoexigências, impostas por cada mulher a si mesma, pelos outros e pela sociedade. A peça é inspirada em mulheres jovens de espírito, como Madonna, Clarissa P. Estés, Anne Kaupf, Naomi Wolf, Mirian Goldenberg, cada uma com a sua representatividade e construção para as causas femininas. E é um espetáculo para ser assistido pelos homens também, por que não? 

 

Com texto e direção de Bob Bahlis, Velha D+ ganhou forma em plena pandemia. O texto foi escrito especialmente para Fera Carvalho Leite, que teve toda a liberdade para inserir as suas próprias percepções. Aos 50 anos, com mais de 30 de carreira, a atriz porto-alegrense tem a propriedade necessária para falar sobre o universo feminino na fase do amadurecimento. Fera, é o codinome de Fernanda, adotado em 2020 após um período de busca e autoconhecimento, um processo intenso de transformação e reavaliação, pessoal e profissional. 

 

A atriz é conhecida e reconhecida por participações no teatro em Inimigas Íntimas, ao lado de Ingra Liberato, Tocar Paraíso e Leonel; e no cinema, em O Tempo e o Vento, o Carteiro e Lobos, esses dois últimos que lhe renderam quatro prêmios de melhor atriz. Além desses, ela tem um extenso currículo com trabalhos no teatro, dança, cinema, televisão, dublagens e locuções, que a credenciam como um dos principais nomes da cena cultural gaúcha. 

 

Velha D+ será apresentada pela primeira vez em Caxias do Sul. O espetáculo estreou em 2021 e, desde então, é sucesso de público e crítica por onde passa. A peça já foi apresentada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia. Em maio deste ano, com o apoio do Fumproarte, levou alegria e conforto aos moradores de Porto Alegre e Eldorado do Sul desabrigados pela chuva, que estavam alojados em oito abrigos da capital.    

 

‌‌Programe-se 

Velha D+, com Fera Carvalho Leite 

Data: 6 de agosto 

Horário: 20h 

Local: Sede Social  

Ingressos: à venda pelo aplicativo e nas secretarias das sedes Juventude e Arena Recreio. 

Valor: R$ 7      

Classificação indicativa: 14 anos