Somente é permitido o acesso às áreas das piscinas com trajes de banho, como biquíni, sunga, bermuda de nylon, entrada de banho, camisa, sandália, chinelo e outros similares. Também são permitidos os modelos de roupas de banho para proteção UV e os burkinis.
A ducha é uma exigência da Secretaria da Saúde para manter a qualidade da água. O banho serve para eliminar qualquer tipo de produto químico, cremes ou shampoos, que possam alterar o PH da água. Um PH baixo facilita a transmissão de doenças, por exemplo.
Sim, a partir do momento em que o associado sair da área da piscina para comer ou para qualquer outra atividade deve tomar a ducha novamente. Ele pode voltar com resíduos de comida nas mãos ou no corpo e isso pode desequilibrar o PH da água.
Não, a entrada na área da piscina somente é permitida com o uso de trajes de banho, mesmo que seja somente para acompanhar as crianças.
Garrafas não transparentes, bebidas alcoólicas, mochilas e bolsas não transparentes, chimarrão, cadeiras, guarda-sol, band-aid, curativos, absorventes higiênicos, brinquedos que espirram água, roupas que não sejam apropriadas para banho, óleo bronzeador e calçados com salto que diminuam a segurança.
Estes alimentos fermentam com o calor e poluem a água. Os bronzeadores oleosos alteram o PH da água. O PH é controlado minuciosamente para garantir a higiene das piscinas e o bem-estar dos associados que a utilizam.
A Secretaria da Saúde exige que haja o controle de acesso às piscinas e que neste controle seja proibida a entrada de qualquer tipo de alimento.
Bolsas e garrafas transparentes facilitam o controle e agilizam a entrada dos associados, evitando a formação de filas.
Comunique imediatamente a atendente da piscina e informe o número do armário. Será preenchida uma ocorrência e o cadeado será quebrado na presença do associado.
Os objetos encontrados na área da piscina e nos vestiários são encaminhados para o setor de Achados e Perdidos, na Portaria Principal.
O associado deve se dirigir até lá para fazer o registro do pertence esquecido, passando o máximo de informações sobre o material. Ele pode deixar um contato telefônico para que seja avisado caso algo parecido com a descrição seja encontrado.
Materiais que não são recolhidos:
- roupas íntimas;
- material de higiene pessoal, como aparelhos de barbear, pentes, escovas de cabelo, escovas de dentes e sabonetes;
- shampoos, condicionadores e cremes são guardados por uma semana no setor e após são encaminhados para doação.
Não. O Recreio da Juventude sempre recomenda que os associados tragam seus próprios cadeados para garantir a segurança dos seus pertences. O clube não se responsabiliza pelos pertences deixados nos armários.
Porque o vestiário familiar é apenas para os pais darem banho nas crianças, trocar as roupas e vesti-las. Com a presença dos pais, não há necessidade de chave, pois somente as crianças estarão se trocando.
Os adultos devem usar os vestiários masculino e feminino para o banho e a troca de roupa.
Em caso de chuva forte, com ventos e raios, os associados deverão imediatamente sair da área da piscina e se abrigar nos vestiários.
O RJ segue as recomendações da NBR/ABNT 10339, que define as normas para a construção e manutenção de piscinas para garantir a segurança e o conforto dos usuários.
Especificamente para piscinas de recreação, a temperatura recomendada pela norma é entre os 27°C e os 29°C e essa é a temperatura padrão nas piscinas externas do clube.
O RJ realiza, pelo menos, três medições diárias em cada piscina, para controlar a temperatura, o cloro e o pH. Em caso de variações, imediatamente as equipes de profissionais fazem os ajustes necessários para garantir a qualidade ideal da água.
A temperatura da água das piscinas externas do clube é mantida entre os 27° e os 29°C, conforme recomendações da NBR/ABNT 10339.
As variações do clima e da temperatura, tão recorrentes na nossa região, influenciam na temperatura da água. Além disso, a sensação térmica varia de pessoa para pessoa e interfere na percepção de cada um sobre a temperatura da água.